23 de abril de 2024

Objetos mal armazenados em mochilas podem causar graves acidentes ao ciclista

Em 2013, o piloto de BMX Eddy King ficou paraplégico após cair de costas durante um tombo em uma trilha de MTB. Bomba de ar e celular dentro de sua mochila de hidratação chocaram-se com a sua coluna, causando a lesão

No dia 6 de outubro de 2013, o legendário piloto de BMX Eddy King saiu de casa com sua bicicleta rumo a Snow Summit, uma trilha na região de Big Bear Lake, Califórnia, para praticar mountain biking com os amigos.

Antes de sair, King fez o de praxe: encheu o reservatório de sua mochila de hidratação com água, câmara de ar, ferramentas, celular e bomba de ar, entre outras coisas.

Após sua terceira descida no circuito, algo terrível aconteceu. Sua bike atingiu a ponta da recepção de uma das rampas, fazendo com que Eddy capotasse por cima do guidão, caindo de costas no chão. Com a queda, a bomba de ar e seu smartphone, que estavam no interior de sua mochila, chocaram-se violentamente com suas vértebras T11 e T12, fraturando-as e deixando King paralisado da cintura para baixo.

Eddy King

“Ao ver as fotos, percebe-se nitidamente que foi meu celular e manopla da bomba que dobraram-se com o impacto e causaram a lesão”, disse King. “Creio seriamente que se os objetos dentro de minha mochila estivessem corretamente acomodados nas laterais da mesma, a própria água do reservatório poderia ter amortecido o choque com o chão e eu ainda estaria andando”, completa.

King, que hoje locomove-se em uma cadeira de rodas a maior parte do dia, resolveu compartilhar sua experiência com os outros ciclistas para evitar outras fatalidades como esta.

“É muito importante avisar ao máximo de ciclistas possível sobre os riscos de se transportar objetos mal acomodados dentro das mochilas, pois eles podem potencializar os riscos em caso de queda”.

O médico e ciclista norte-americano Scott Benson concorda veementemente com King. Benson, que também sofreu um acidente semelhante há três anos atrás – ao cair sobre uma garrafa de água e ferramentas que estavam no bolso de sua camisa -,  é enfático no alerta aos ciclistas sobre os riscos que objetos mal armazenados podem causar.

“Nenhum objeto deve ser armazenado na região próxima à coluna vertebral. Embora o reservatório de água possa agir como proteção, a armazenagem dos demais objetos deve ser realizada com critério. Objetos duros devem ser armazenados nas bordas da mochila ou em seus bolsos laterais”, diz o médico, que felizmente não sofreu lesões permanentes.

“Nos bolsos da camisa, coloque suas chaves, ferramentas, garrafa e celular nos bolsos laterais, No bolso central só câmaras de ar, manguitos e barras de cereal”, completa Benson.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização