30 de abril de 2024

Ford apresenta seu primeiro protótipo de smart e-bike

Batizada de MoDe:Me, a smart e-bike utiliza aplicativo instalado em smartphone, que determina através do monitoramento cardíaco do ciclista qual a intensidade da “ajuda” o motor deverá proporcionar

Ameaçada de ficar na retaguarda entre os fabricantes automotivos que já enxergam o transporte multimodal como a única alternativa viável ao congestionamento das grandes cidades, a norte-americana Ford apresentou ontem seu primeiro protótipo de bicicleta elétrica (e-bike) dobráveis.

Apresentada por ocasião da feira Mobile World Congress (MWC) 2015, que está sendo realizada em Barcelona, Espanha, a MoDe:Me é uma bicicleta eletricamente assistida, que utiliza um motor de 200 watts de potência para auxiliar o ciclista durante as pedaladas.

A grande novidade desta e-bike conceitual é que ela utiliza um aplicativo instalado em smartphones que determina, através do monitoramento cardíaco do ciclista, qual a intensidade da “ajuda” o motor deverá proporcionar ao usuário.

O aplicativo capta as informações dos batimentos cardíacos através de uma faixa peitoral, que transmite os dados via Bluetooth. De acordo com as configurações prévias no aplicativo MoDe:Link, (exclusivo para iPhone por enquanto), o motor é ajustado para maior ou menor potência. Por meio do aplicativo é possível configurar limites mínimos e máximos de frequência cardíaca, de forma que o motor seja ativado automaticamente quando um número específicos de batimentos por minuto for atingido.

Ford

A e-bike é parte integrante do Plano de Mobilidade Inteligente implementado pela companhia, que integra bicicletas e carros elétricos. Seu design permite que a mesma seja dobrada e armazenada facilmente em veículos da montadora. O smartphone que controla aMoDe:Me fica em um suporte no guidão, assim como os dois botões, que controlam a aceleração e a buzina.

O motor consegue entregar velocidade de até 25 km/h e a bicicleta conta com uma bateria interna de 9 amperes/hora.

Por tratar-se de um modelo conceitual, a MoDe:Me não tem ainda previsão de ser produzida para a venda.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização