Entre as principais novidades do conhecido grupo de entrada para MTB, destaca-se o novo freio a disco hidráulico integrado aos trocadores de marcha de 3 x 9 velocidades
Um dos grupos de transmissão / freios mais utilizados no seguimento de entrada do mountain bike acaba de receber um upgrade. Bem além de mudanças puramente “cosméticas”, a Shimano anunciou esta semana a reformulação de seu conhecido grupo Acera.
Entre as principais novidades, destaca-se um novo modelo de freio a disco hidráulico, integrado aos trocadores de marcha de 3 x 9 velocidades.
Além disso, a linha ganhou linhas mais modernas, onde o câmbio dianteiro teve seu cage retrabalhado para uma utilização mais agressiva. O novo câmbio, a exemplo dos modelos mais caros da marca, passa a contar com a tecnologia Shadow, que aumenta a tensão da corrente, evitando o chacoalhar da mesma e aumentando a eficiência das trocas de marcha em terrenos acidentados.
O Câmbio dianteiro teve seu descarrilhador otimizado para trocas de marcha mais precisas e sua abraçadeira redesenhada, que agora é mais compacte e sensivelmente mais leve.
O pedivela do grupo será oferecido com coroas de 22/30/40 dentes, melhor adaptado para utilização com rodas aro 29 polegadas, ou nas versões 22/32/44 e 26/36/48 dentes, voltadas para o seguimento recreacional ou trekking.
Outro destaque do grupo vai para os novos cubos de rodas, que agora são fornecidos com montagem do tipo Centerlock para a instalação dos rotores de freio.
De acordo com o fabricante, o novo Acera deverá ser disponibilizado a partir do segundo semestre deste ano. Até o presente momento, não há informações sobre preços a serem praticados no Brasil.