14 de dezembro de 2024
Descidão em homenagem a Dona Beja - Foto: Bruno Senna

Melhores ciclistas do mundo invadem Araxá para a Copa Internacional de MTB

Município mineiro será a capital mundial do MTB de 6 a 8 de março, na abertura da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike

Um público de mais de 20 mil pessoas e alguns dos melhores ciclistas do mundo são esperados para a abertura da Copa Internacional Levorin de MTB, de 6 a 8 de março, em Araxá (MG). O local das provas, incluindo Copa LM Bike de Amadores e CIMTB Night Run XC, será a principal atração da cidade: o Tauá Grande Hotel, no Barreiro, inaugurado em 1944 pelo presidente Getúlio Vargas e o então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares. Ao todo, 1.200 ciclistas e 400 corredores de montanha são esperados pela organização da prova.

Após ganhar fama internacional por abrigar a maior e mais bela estância hidromineral do continente, o município será contemplado por ciclistas de vários países como, Argentina, Chile, Equador, México, Suíça, Eslováquia, Hungria, Israel e Venezuela. Pela primeira vez na história, a América receberá uma etapa com classificação SHC, atribuída pela União Ciclística Internacional (UCI), nível logo abaixo das etapas da Copa do Mundo.

“Já se inscreveram atletas de dez países e o objetivo é confirmar no mínimo 15, conforme exige a UCI para provas dessa classe. A delegação argentina, por exemplo, vai bater recorde de inscritos, com oito ciclistas na competição. Assim, devemos ter de 30 a 40 ciclistas internacionais presentes em Araxá, o que torna a etapa ainda mais importante para o calendário nacional e mundial”, avalia Rogerio Bernardes, organizador da CIMTB Levorin.

Ao subir de categoria, a prova eleva de 120 para 160 os pontos concedidos aos campeões da elite. Assim, além de disputar importantes pontos nos rankings mundial e olímpico, os ciclistas das mais diversas localidades do mundo poderão conhecer o Barreiro, local que recebe o nome devido à lama formada pelas águas de suas fontes naturais, repletas de sais minerais. Cercado por encostas verdes e belas paisagens, é tido como um centro para captação de energia natural.

O formato da competição, a principal do calendário nacional, será o mesmo de 2014, quando estreou o XCS (Cross Country por Estágios) em Araxá. Três dias de provas para a Super Elite Masculina e Feminina (elite e sub-23). A temporada contará com mais duas etapas, a intermediária em São João del-Rei, de 15 a 17 de maio, com o Cross Country Olímpico e Eliminator e, por fim, Congonhas (MG), a cidade dos Profetas, com a tradicional Maratona (XCM), entre 6 e 8 de novembro.

Termas – Ligada ao Tauá Grande Hotel (Estância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n – Setor Sul) por uma galeria suspensa e decorada com afrescos, a entrada principal das termas impressiona e instrui, com uma rotunda em vitrais multicoloridos mostrando a história de Minas Gerais.

Entre as atrações estão a piscina de água radioativa, própria para sessões de relaxamento e terapias de reabilitação motora, e banhos sulfurosos que, associados ao calor, são indicados tanto para o embelezamento, quanto para tratamentos reumáticos. Um centro especializado em estética oferece aos visitantes terapias de cuidados com a pele, aromaterapia, cromoterapia, massagem clássica, fisioterapia e hidroterapia, além de salões de beleza e recreação.

Complexo do Barreiro – No entorno do Grande Hotel, o parque guarda outras atrações, como piscinas, lago, jardins, bosques e quadras de tênis, além de espaço para passeios de bicicleta. O destaque fica por conta de duas fontes – a Dona Beja, homenagem à mais famosa personagem da cidade, com águas radioativas, e a Andrade Júnior, de águas sulfurosas.

Abrigada na antiga estação ferroviária, a Fundação Cultural Calmon Barreto (Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro) mostra a produção artesanal do tear, uma tradição da cidade, onde é possível comprar de obras de arte a sabonetes de lama e doces caseiros. Mas, se o assunto é gastronomia, a dica é não sair de Araxá sem provar os famosos doces típicos como os tronquinhos de amendoim e a ambrosia.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização