18 de abril de 2024

Leaos Solar, a e-bike que não depende de tomada para recarregar

Uma bicicleta elétrica que não apenas facilite o transporte de pessoas de forma prática e eficiente, mas também auto suficiente em termos de energia elétrica. Esta é a proposta da Leaos Solar, uma e-bike equipada com painéis solares capazes de gerar eletricidade para seu próprio consumo.

Desenvolvida pelo designer alemão Armin Oberhollenzer, a Leaos Solar é construída a partir de um quadro de fibra de carbono cujas laterais são revestidas com painéis solares que fornecem energia para uma bateria de 36v, que por sua vez alimenta o motor instalado na caixa de centro da bicicleta. Além do quadro, garfo, guidão, canote e mesa também são de carbono. A bicicleta é equipada com transmissão automática Nuvinci, freios a disco, iluminação com farol e lanterna de LEDs.

Leaos Solar

Auto suficiente – A Leaos Solar pode ser configurada para funcionar como uma e-bike eletricamente assistida (pedelec), onde o motor elétrico apenas auxilia a pedalada, ou como bicicleta totalmente elétrica. De acordo com o fabricante, a e-bike pode ser auto suficiente quando utilizada por até 20km por dia no modo assistido ou 16km no modo totalmente elétrico. “Desta forma”, diz Oberhollenzer, “a bateria jamais irá esgotar-se, porque os painéis solares estarão carregando a bateria continuamente, desde que haja luz ambiente suficiente”.

Leaos Solar

De acordo com Oberhollenzer, embora os painéis solares trabalhem melhor em dias ensolarados que em dias com nebulosidade, a diferença não é tão significativa. Segundo ele, uma série de fatores, incluindo o ângulo em que os raios solares incidem sobre os painéis, podem alterar a eficiência do sistema. Alternativamente, a bateria pode ser recarregada na rede elétrica, como qualquer e-bike convencional.

A nova e-bike Leaos Solar estará disponível para a venda a partir de julho/agosto deste ano e poderá ser adquirida diretamente no website do fabricante, por preços a partir de 7.900 euros (cerca de R$ 30 mil), de acordo com as configurações desejadas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização