24 de fevereiro de 2024

Londres terá a primeira super ciclovia da Europa, com 25 km de extensão

A cidade de Londres tem sido uma das cidades europeias que mais tem investido na bicicleta como meio de transporte nos últimos anos. Atualmente, mais de 170 mil cidadãos utilizam este meio de transporte na capital britânica, com um aumento de mais de 70% no número de ciclistas nos últimos cinco anos.

Ciclovia Londres

Com base nesta nova realidade, o atual prefeito da cidade, Boris Johnson, aprovou a construção de uma via exclusiva para bicicletas. A estrutura, que fará a ligação entre as regiões leste e oeste de Londres, foi avaliada em cerca de 25 milhões de libras (aproximadamente R$ 107 milhões) e será construída ao lado da calçada, separando-a dos carros através de um canteiro de dois metros de largura. A extensão total da via será de 25 quilômetros de extensão e a quantidade de paradas por cruzamentos e travessias serão reduzidas, a fim de tornar o percurso o mais seguro possível para o ciclista.

Ciclovia Londres

Embora tenha recebido inúmeros elogios dos cicloativistas e usuários da bicicleta como meio de transporte, alguns comerciantes estão insatisfeitos com a medida, já que, segundo eles, uma ciclovia mais larga acaba “afastando” a clientela motorizada, além de aumentar o trânsito e, consequentemente, o tempo no tráfego.

Ciclovia Londres

Seja como for, as autoridades londrinas afirmaram que pretendem implantar a cultura do ciclismo na capital e integrar a bicicleta como sistema de transporte oficial. De acordo com a prefeitura, a construção da nova super ciclovia terá início em abril deste ano e deverá ser concluída em 2016, quando termina o mandato de Johnson.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização