25 de fevereiro de 2024
Fabio Piva / Specialized - Foto: Raiza Goulão

Ciclistas Specialized encaram desafio válido para o ranking olímpico

Atletas das equipes AOO Specialized e Hoffmann XCO estarão no fim de semana em Campo Largo (PR) para primeira etapa da Taça Brasil de XCO – Cross Country Olímpico

O calendário nacional de provas com pontuação para os rankings da União Ciclística Internacional (UCI), mundial e olímpico, será aberto neste fim de semana com 30 pontos em jogo para os campeões da elite na Taça Brasil de XCO – Cross Country Olímpico. A prova, Classe 2, será disputada em Campo Largo (PR), neste sábado e domingo (14 e 15) com a presença de oito atletas patrocinados pela Specialized: representam a Hoffmann XCO, Tiago Rodrigues (elite) e Larissa Brasa (júnior); pedalam pela elite da AOO Specialized, Rubens Valeriano, Raiza Goulão, Sofia Subtil e José Gabriel Marques (também no sub-23), Érick Bruske na júnior e o juvenil Lucas Sírio.

Rubinho Valeriano - Foto: Fabio Piva / Specialized
Rubinho Valeriano – Foto: Fabio Piva / Specialized

Mais experiente da equipe, Rubinho é o atual campeão da prova. Na temporada passada, venceu a etapa final em Rio das Ostras (RJ) e foi vice em Campo Largo. Visando vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o mineiro vem embalado após a vitória no GP Ravelli. “Estou confiante para abertura da Taça Brasil. A prova é importante para nós da elite, porque é Classe 2 e vale pontos preciosos para os rankings da UCI”, destaca.

A etapa de Campo Largo será na pista do Parque Cambuí, com 5 km de extensão. Na elite masculina serão oito voltas, enquanto a feminina terá seis, ambas com largada às 9h30 do domingo (15). “É uma pista rápida e muito técnica, nem tanto pelos drops (saltos) ou subidas tão inclinadas, mas sim pela quantidade de single tracks (trilhas estreitas) no meio de árvores e com pouco espaço para ultrapassagens. Você tem que largar bem e administrar até o fim, é preciso muita atenção para trocas constantes de marcha e uso intenso de freio, o que requer concentração total do ciclista”, avalia Rubinho.

Líder em nova casa – Atual líder do Brasil nos dois rankings da UCI, Raiza Goulão fará sua estreia na equipe AOO Specialized. Antes, a goiana fez em São Paulo uma sessão de Body Geometry Fit, para adaptação de sua bike, Era S-Works, garantindo assim, perfeita fusão entre atleta e equipamento. “Ainda estou conhecendo minha bike, mas pelo o que já percebi a qualidade é muito grande”, relata Raiza.

“Consegui evoluir nos treinos e irei em busca da vitória. Sei que o equipamento não me deixará na mão. Estou segura. Só dependo de mim”, conta a ciclista. “Na AOO Specialized conto com estrutura que nunca tive. Os integrantes do estafe estão sempre interessados em nos oferecer apoio para que nos dediquemos aos treinos sem outras preocupações: alimentação ideal, competições selecionadas e descansando quando não estamos em cima da bike”, conclui Raiza.

Sofia e Zé Gabriel completam a equipe na elite, com o mineiro brigando pelo título da sub-23 em paralelo. “A prova será desafiadora. Vale pontos nos rankings da UCI e todos querem começar o ano bem. Estou preparado e acredito que, com a estrutura da AOO Specialized, terei bons resultados na temporada”, conta Zé Gabriel. “A vitória no GP Ravelli traz ânimo para a Taça, mas sei que o nível lá no Paraná será ainda maior. Espero fazer boa prova e superar os desafios da pista, que é bem técnica”, pontua Sofia, que também pedalará a Era S-Works. Rubinho e Zé Gabriel estarão com a nova Epic S-Works World Cup.

AOO Specialized representada nas categorias de base – Postulantes a vagas nas Olimpíadas de 2020, Érick Bruske e Lucas Sírio também brigarão pelo pódio em Campo Largo. Na última disputa da Taça Brasil, em Rio das Ostras (RJ), Érick conquistou a vitória na júnior e Lucas foi o vice-campeão da juvenil. “Vou fazer o possível para defender o título. Em 2014 venci as duas etapas da Taça e espero levar a AOO Specialized mais uma vez ao pódio”, confia Érick.

“A vitória no GP Ravelli foi muito importante para pegar ritmo de prova e ver o que pode ser melhorado Estou animado. Agora é manter o foco na semana, com treinos de condicionamento físico. Espero vencer. Será a primeira competição válida para o ranking brasileiro, o que motiva ainda mais”, conta Lucas.

Hoffmann XCO – A equipe, também patrocinada pela Specialized, estará em Campo Largo com dois representantes, Tiago Rodrigues e Larissa Brasa. Enquanto Thiago fará sua primeira prova como atleta da elite, Larissa traz confiança após os bons resultados no GP Ravelli. A ciclista de Botucatu (SP), venceu a Maratona na prova em Serra Negra e foi vice no Cross Country Olímpico (XCO).

“Nas duas provas me senti muito bem com minha nova bike, Specialized Fate Expert Carbon, muito leve, encaixa-se perfeitamente nos dois tipos de circuito e proporciona segurança nos obstáculos e conforto em distâncias mais longas por conta de sua geometria desenvolvida especialmente para mulheres”, lembra Larissa. “Usei o GP como treino, por isso fiquei feliz com meus resultados e motivada para manter o foco nos treinos para o XCO na Taça Brasil”, conclui.

Bem adaptado à nova bike, a Epic S-Works World Cup, Tiago fará sua estreia na elite e pretende adquirir ritmo paga chegar bem a Copa Internacional de MTB, em Araxá. “Preparei-me para a Taça Brasil, pensando também nos três dias de provas em Araxá, onde precisarei de resistência e rápida recuperação, de um dia para o outro”, conta o ciclista de Taubaté (SP). “Estou ansioso para estrear na elite, conheço a maioria dos atletas e já competi com boa parte deles. Estou realizado com o trabalho que tenho desenvolvido e espero melhorar a cada dia”, completa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização