25 de maio de 2024

Jaguar Land Rover desenvolve sistema eletrônico que previne acidentes com ciclistas

Sistema Bike Sense utiliza luzes, sons e alertas vibratórios que permitem uma rápida reação cognitiva do cérebro

O maior fabricante automotivo do Reino Unido, o grupo Jaguar Land Rover, apresentou esta semana o Bike Sense, uma nova tecnologia utilizada para a prevenção de acidentes envolvendo ciclistas e pedestres.

Similar ao sistema desenvolvido pela Volvo, em parceria com a POC e a Ericsson, a tecnologia Bike Sense utiliza sensores instalados ao redor do automóvel para detectar possíveis riscos de colisão, informando ao motorista com antecedência por meio de avisos sensoriais, como luzes, sons e vibração.

Os pesquisadores da Jaguar Land Rover identificaram quais as cores de alerta que os motoristas reagem mais rápido. Segundo a montadora automotiva, o Bike Sense utiliza combinações de luzes, cores e sons que o motorista instintivamente associe com perigo em potencial.

Os avisos de alerta incluem, além das luzes, sons que simulam buzinas de bicicletas, que tocam no auto-falante correspondente ao lado em que o ciclista se encontra.

Bike Sense

Outro aviso de alerta, desta vez vibratório, é instalado no bando do motorista. O sistema detecta automaticamente o lado que o ciclista está e dá um “tapinha” no ombro correspondente, alertando o motorista. Caso o ciclista ou pedestre surja em frente ao veículo, o pedal do acelerador passa a vibrar.

Segundo o Dr. Wolfgang Epple, diretor de pesquisas da Jaguar Land Rover, a combinação de luzes coloridas, sons e vibração foi desenvolvida para criar uma resposta intuitiva do motorista: “Os seres humanos desenvolveram, ao longo de sua evolução, instintos de alerta que reagem de acordo com estímulos específicos. Algumas cores, como o vermelho e o amarelo, disparam alertas imediatos em nossos cérebros, enquanto que qualquer pessoa no mundo consegue identificar o som de uma buzina de bicicleta”, diz Epple.

“A tecnologia Bike Sense vai muito além das tecnologias atuais utilizadas em automóveis, ao otimizar o posicionamento e as cores das luzes de alerta em conjunto com avisos sonoros e vibratórios, interagindo de forma inteligente com nossos próprios instintos. O sistema proporciona avisos que permitem uma rápida reação cognitiva do cérebro”.

Bike Sense

O sistema Bike Sense revela-se também pró-ativo em caso de distração. Caso o motorista ignore os avisos de alerta, o sistema passa a fazer o acelerador vibrar ou travar na posição neutra, fazendo com que o motorista instintivamente saiba que não deve acelerar o carro até que o risco de atropelamento seja eliminado.

Os sensores do Bike Sense alertam também para um risco comum nas cidades: Luzes e sons alertam tanto o motorista quanto o passageiro para evitar que os mesmos abram a porta do veículo durante a aproximação de uma bicicleta.

Segundo a montadora britânica, o novo sistema deverá equipar os novos modelos Jaguar, Land Rovers e Range Rovers daqui a, no máximo dois anos.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização