23 de abril de 2024

Noruegueses criam bicicleta estática que simula trilhas de mountain bike

Com a capacidade de movimentar-se vertical e lateralmente, simulando as curvas e irregularidades do terreno, a Ebove B\01 promete levar a pedalada indoor a níveis de realidade virtual jamais alcançados

Embora muitas bicicletas estáticas modernas possam ser verdadeiros simuladores de ciclismo, não chegam nem aos pés de uma pedalada ao ar livre no que diz respeito às experiências sensoriais. Afinal, nada substitui o prazer de sentir o vento no rosto, os cheiros da mata ao redor e, claro, as irregularidades do terreno que fazem do mountain bike um esporte tão cultuado.

Para aqueles que vivem nas grandes metrópoles longe das trilhas, uma empresa startup norueguesa, a Activetainment, desenvolveu um novo simulador de bicicletas mountain bike que promete levar a experiência a níveis de realidade virtual jamais alcançados.

Trata-se da Ebove B\01, uma bicicleta ergométrica conceitual com capacidade de movimentar-se vertical e lateralmente simulando as curvas e irregularidades do terreno de forma extremamente realística.

Ebove

Através de um tablet acoplado à bicicleta, é possível, mediante um aplicativo, controlar os movimentos da bicicleta, de acordo com treinos pré-determinados ou customizados pelo usuário. Um vez iniciado o treino, surge na tela um percurso virtual em animação 3D. Durante as subidas virtuais, a Ebove B\01 inclina-s para trás e os pedais ficam mais pesados, simulando as situações de escalada. Como em uma mountain bike comum, a Ebove possui trocadores de marcha e freios.

O efeito realístico pode se tornar ainda mais intenso mediante o uso de uma tele de TV ou óculos de de realidade virtual. A aplicativo do sistema permite ainda simular treinos de estrada e até mesmo promover competições entre amigos através de interface Bluetooth ou WiFi e compartilhar os resultados em redes sociais.

Ainda em fase experimental, o Ebove B\01  está longe de poder ser encontrado nas lojas, já que seus desenvolvedores pretendem inicialmente destinar seu uso apenas em fitness centers. De acordo com a Activetainment, a produção do Ebove só terá início após a mudança da empresa para a cidade de Palo Alto, na Califórnia, ainda este ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização