24 de abril de 2024

Garmin compra a iKubu, fabricante do radar para bikes Backtracker

Aquisição sinaliza possível integração entre o acessório de segurança e os ciclocomputadores GPS da série Edge

A Garmin, líder mundial em equipamentos de navegação GPS, anunciou ontem a compra da empresa sul-africana iKubu, criadora do Backtracker, um engenhoso sistema de segurança para ciclistas que utiliza um radar de baixa energia para detectar a aproximação de veículos.

Embora a Garmin não tenha entrado em maiores detalhes sobre a aquisição da iKubu, especula-se que com a compra o Backtracker passe a contar com integração eletrônica com os atuais ciclocomputadores GPS da série Edge.

Atualmente, o Backtracker é composto por dois módulos. A unidade principal, composta por um radar e por luzes de segurança, é instalada na parte traseira de bike e transmite as informações sobre a aproximação de veículos para um painel de controle no guidão da bicicleta.

Radar transmite informações sobre a aproximação de veículos para um painel de controle no guidão da bicicleta
Radar transmite informações sobre a aproximação de veículos para um painel de controle no guidão da bicicleta

Embora seja desenvolvedora de diversas patentes tecnológicas como por exemplo o protocolo de transmissão de dados ANT+, a Garmin vem adquirindo, ao longo dos anos, diversas pequenas empresas de tecnologia, como foi o caso da Metrigear, que desenvolveu um potenciômetro para bikes instalado no eixo dos pedais. A ideia acabou evoluindo para o Vector, o atual power meter da marca norte-americana.

O radar é instalado na parte traseira da bicicleta
O radar é instalado na parte traseira da bicicleta

Segundo a Garmin, a maioria dos atuais empregados da iKubu serão contratados pela subsidiária da empresa na África do Sul e continuarão a trabalhar primariamente na pesquisa e desenvolvimento de produtos.

“A aquisição pela Garmin nos trará maiores recursos de pesquisa e visibilidade de mercado que de outra forma não seria possível”, disse Franz Struwig, diretor da iKubu.

Os valores da aquisição não foram divulgados.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização