22 de abril de 2024

Pedal com sensor GPS monitora treino e evita roubos de bicicletas

Pedal Connected Cycle monitora as atividades físicas do ciclista e de quebra ajuda a manter sua bicicleta mais segura

Com o aumento da circulação de bicicletas nos grandes centros urbanos, o número de roubos e furtos de bikes tem aumentado de maneira proporcional.

Para tentar reduzir estas estatísticas, uma empresa francesa de tecnologia estará apresentando oficialmente durante a edição 2015 da CES (Consumer Electronics Show) o Connected Cycle, um pedal para bicicletas que possui em seu interior um circuito eletrônico equipado com sensores GPS e GPRS, que permitem monitorar a localização da bicicleta e, caso ela seja roubada, possibilitar encontrá-la com a ajuda de um aplicativo para smartphones.

Além disso, o Connected Cycle registra dados da pedalada, como velocidade, rota, inclinação e calorias queimadas em cada corrida. Esses dados são armazenados no próprio pedal, que pode posteriormente transmiti via Bluetooth as informações para o smatphone do usuário.

Connected

A bateria que alimenta o acessório é carregada pelas próprias pedaladas, sendo que uma hora de exercício é capaz de manter sua autonomia por mais de uma semana.

Segundo a empresa desenvolvedora do Connected Cycle, o pedal utiliza a rosca padrão de 15mm, o que o torna compatível com a maioria das bicicletas do mercado.

A má notícia é que por enquanto, o projeto ainda está em desenvolvimento e não há previsão lançamento comercial ou preço.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização