24 de abril de 2024

Zano, o incrível e minúsculo drone de baixo custo que decola da palma da sua mão

Equipamento vem com câmera e iluminação embutida e pode ser controlado através do smartphone do usuário

Não há a menor dúvida que 2014 foi o ano dos drones. Com o lançamento de centenas de modelos voltados para o uso em filmagens desportivas, fica difícil saber qual o modelo que melhor se adeque às nossas necessidades ou ao nosso orçamento.

Entre os diversos modelos disponíveis, um recente lançamento se destaca pelas reduzidas dimensões, recursos disponíveis e, principalmente, pelo baixo custo. Trata-se do Zano, um projeto que para ser viabilizado comercialmente está captando recursos financeiros através do website de financiamento coletivo Kickstarter.

De dimensões reduzidas, o Zano cabe facilmente na palma da mão, o que facilita seu transporte na mochila do ciclista. Assim como vários modelos disponíveis no mercado, possui a habilidade de seguir uma rota pré-programada pelo usuário ou simplesmente entrar no modo “Follow Me”, que segue o ciclista a uma distância e altitude pré estabelecidas, facilitando e muito a vida do usuário que não tenha experiência em filmagens.

Zano

O que diferencia o Zano dos demais modelos é a sua câmera integrada ao corpo do drone, o que dispensa a necessidade de se adquirir este equipamento separadamente. O drone possui ainda seu próprio sistema de iluminação por LEDs, permitindo interessantes tomadas de cena noturnas.

Para movimentar seus quatro rotores o Zano utiliza uma pequena bateria de 2.200mAh, capaz de fornecer uma autonomia de voo de até 15 minutos a uma altura máxima de 30 metros. Por ser removível, é possível levar no bolso uma bateria reserva (fornecida com o equipamento) para uma diversão prolongada.

Embora não possua resolução FullHD, a câmera possui recursos presentes apenas em câmeras topo de linha, como estabilização digital de imagem e conectividade WiFi no padrão 802.11b/g/n 2.4GHz para visualização em tempo real através de um smartphone que utilize os sistemas operacionais Android ou iOS. A armazenagem das imagens é realizada através de um cartão de memória do tipo MicroSD.

Zano

Desenvolvido especificamente para pessoas sem experiência na condução de drones, o Zano possui um engenhosos sistema anti-colisão, que utiliza um sensor infravermelho e um sonar de alta resolução, que determinam a distância de objetos nas proximidades para evitar que o drone se choque com eles.

Com as dimensões de 6,5 x 6,5 x 6,5cm e o peso de apenas 55 gramas, o novo drone Zano está sendo pré-comercializado por 218 euros, com entrega prevista para junho deste ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização