19 de junho de 2024

Volvo, Ericsson e POC se unem para criar sistema de segurança para ciclistas

Sistema permite a comunicação entre hardware instalado nos automóveis e aparelho eletrônico embutido no capacete dos ciclistas

Em todo o mundo, uma média de 50% dos ciclistas mortos em acidentes de trânsito foram vítimas de atropelamento. Esta cifra estarrecedora foi o fator determinante para que três empresas suecas se unissem para desenvolver um revolucionário sistema de segurança que visa reduzir drasticamente os riscos de colisão entre automóveis e bicicletas.

A parceria formada entre o fabricante automotivo Volvo, a gigante das telecomunicações Ericsson e a fábrica de capacetes POC resultou em um capacete que abriga em seu interior um circuito eletrônico capaz de se comunicar bidirecionalmente com automóveis que circulem nas proximidades, informando, tanto a ciclistas quanto motoristas, sobre um risco de colisão em potencial.

Volvo

O capacete, que será apresentado oficialmente por ocasião da feira Consumer Electronics Show (CES) em janeiro de 2015, interage com o hardware embarcado em automóveis da Volvo, que por sua vez transmite as informações ao motorista.

Através da utilização de aplicativos para smartphones como o Strava, é possível compartilhar a posição do ciclista em relação ao carro e vice versa. No caso de uma colisão iminente, o motorista será alertado, mesmo que o ciclista esteja em um ponto cego, atrás ou encoberto por outro veículo, ou ainda em uma condição difícil de ser vista, como à noite. Já o ciclista será alertado por uma luz de alerta em seu capacete.

https://www.youtube.com/watch?v=w0rPQpjZhxg

 O novo sistema de comunicação é compatível com o City Safety da própria Volvo, que consiste em um radar combinado a uma câmera de alta resolução para detectar ciclistas e pedestres que estejam no caminho de um veículo.

Segundo Klas Bendrik, diretor da Volvo, o novo sistema de segurança compartilhado poderá eliminar os ‘ângulos mortos’, prevenindo assim as colisões. Per Borgklint, da Ericsson, acrescenta: “nossa parceria com a Volvo e a POC utiliza a conectividade para proteger milhões de ciclistas nas estradas de todo o mundo e inovando para mudá-lo para melhor”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização