20 de setembro de 2024

Confederação Brasileira de Ciclismo anuncia ranking brasileiro de 2014

No Mountain Bike, Henrique Avancini, Erika Gramiscelli e Raiza Goulão foram os grandes destaques do ano

Os ciclistas brasileiros que são devidamente filiados as suas federações estaduais já podem consultar o resultado final do ranking brasileiro de 2014, anunciado neste última sexta-feira (19) pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Foram doze meses de muita competição em todos os estados, e mais uma vez ficou comprovado o excelente trabalho que vem sendo realizado pelas federações estaduais.

No Ciclismo de Estrada, pela categoria Elite masculino, Antoelson Dornelles, da equipe Ribeirão Preto/São Francisco Saúde/Biosev/SME, levou a melhor ao acumular 708 pontos no geral. Entre as equipes, a paulista Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos ficou com o título após somar 2834 pontos. Já entre as mulheres da Elite, quem conquistou a primeira colocação foi Rebeca do Nascimento, que representa a equipe Manaus Esporte Clube. A equipe feminina GRCE Memorial/Santos, terminou na primeira colocação.

Pelo ranking mundial, Alexandre Manarelli (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos) fechou a temporada como o melhor brasileiro no ranking America Tour, ocupando a 17ª colocação. A equipe Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos também terminou a temporada como a melhor brasileira no America Tour, terminando na terceira posição. No ranking mundial feminino, Flávia Oliveira terminou a temporada como a melhor brasileira ocupando a 23ª colocação. O Brasil encerrou o ano na 4ª colocação, disputando contra 24 países do ranking America Tour. Rafael Andriato e Murilo Fischer são os dois representantes do Brasil no Ciclismo de Estrada profissional e participam das principais competições do circuito mundial.

O piloto paulista Hugo Osteti, da equipe Paulinia Racing Bicicross, garantiu o título no BMX. No feminino a melhor foi Priscilla Carnaval, que defende a equipe São Caetano. Após uma temporada fantástica, passando boa parte do ano competindo e morando fora do Brasil, através do Projeto de Intercâmbio da Confederação Brasileira de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Economica Federal, Renato Rezende encerrou o ano como o 9º melhor do mundo. Priscilla Carnaval também se destacou e finalizou na 19ª colocação. O Brasil ficou na 8ª colocação, disputando contra 45 países.

Renato Resende termina temporada como 9º melhor do mundo - Foto: Divulgação
Renato Resende termina temporada como 9º melhor do mundo – Foto: Divulgação

No Mountain Bike (XCO) masculino, Henrique Avancini, que competiu a temporada 2014 pela equipe Caloi Elite Team, somou 745 pontos e ficou com o título geral. Em uma disputa apertadíssima, Erika Gramiscelli faturou o primeiro lugar no feminino, terminando apenas 70 pontos a frente da segunda colocada, Isabella Lacerda.

O ciclista Henrique Avancini encerrou a temporada também como o melhor brasileiro no ranking mundial ao conquistar a 19ª colocação. O Brasil terminou a temporada masculina na 12ª colocação, disputando contra 78 nações. A jovem atleta Raiza Goulão, que disputa a sua primeira temporada na categoria Elite, encerrou a temporada como melhor brasileira no ranking mundial ao conquistar a 34ª colocação. Entre as nações do Mountain Bike feminino, o Brasil disputou contra 68 países e terminou na 15ª posição.

A disputa entre os atletas do Ciclismo de Pista também foi acirrada. No ranking nacional para Fundistas Elite, Armando Camargo e Ana Paula Polegatch foram os melhores. No ranking para Velocistas Elite, Davi Romeo e Alice Melo levaram a melhor. Já entre os melhores da Omnium na Elite, Gideoni Monteiro ficou com a primeira colocação no masculino, enquanto Janildes Fernandes levou o título no feminino.

Ranking brasileiro de ciclismo 2014

Ciclismo de Estrada

Ciclismo BMX

Ciclismo Mountain Bike

Ciclismo de Pista

Paraciclismo

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização