29 de abril de 2024
Com a atualização do firmware, será possível controlar remotamente ciclocomputadores e GPS, como os da marca Garmin - Foto: Ben Delaney / Immediate Media / Bike Radar

Com atualização de software, grupo Dura Ace Di2 poderá controlar ciclocomputadores

O fabricante de componentes para bicicletas Shimano anunciou esta semana uma atualização de firmware para seu grupo de transmissão eletrônico Dura Ace Di2. Com a atualização, será possível controlar remotamente alguns modelos de ciclocomputadores através de um botão situado no trocador de marcha do câmbio.

O botão fica situado na parte superior do trocador ST-9070, sob a sua capa de borracha
O botão fica situado na parte superior do trocador ST-9070, sob a sua capa de borracha

Quando o grupo Dura Ace Di2 foi lançado em 2012, muito se especulou sobre a possível função de um botão situado na parte superior de seus trocadores de marcha ST-9070, que aparentemente não tinha nenhuma utilidade prática.

Com a recente atualização, em conjunto com o controlador sem fio Shimano D-Fly, este botão agora pode ser usado como controle remoto para operar dispositivos externos que utilizem o protocolo de transmissão de dados ANT+, tais como ciclocomputadores e GPS das marcas PRO (Shimano), Magellan e Garmin. Com isto, será possível navegar entre as diversas telas dos cicocomputadores sem a necessidade de se tirar as mãos do guidão.

Segundo a Shimano, esta evolução se encaixa dentro do conceito de stress-free riding (pedalada sem estresse) da marca japonesa. Ainda de acordo com o fabricante, para que a integração entre equipamentos seja efetivada, os ciclocomputadores também deverão sofrer uma atualização de seus próprios firmwares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização