18 de abril de 2024

Nova técnica modular de construção de quadros reduz custo final da bicicleta

Sistema MABEL reduz o tempo o custo de produção ao utilizar tubulação pré-fabricada e adesivo aeronáutico no lugar da soldagem convencional

Atualmente, o maior desafio na construção de quadros para bicicletas não está apenas na tecnologia empregada, mas na manutenção dos baixos custos de produção. Isto tem feito com que uma grande parte dos fabricantes de bicicletas de todo o mundo optem por produzir seus quadros no Extremo Oriente, especialmente em Taiwan, onde os custos de mão de obra e de matéria prima são inferiores aos praticados no resto do planeta.

Circa Cycles, uma empresa norte-americana, localizada no estado do Oregon, nada contra esta maré ao insistir em produzir seus quadros nos Estados Unidos com preços competitivos e sem abrir mão da qualidade.

Todos os modelos da Circa Cycles são inteiramente feitos a mão
Todos os modelos da Circa Cycles são inteiramente feitos a mão

Atualmente, os quadros da empresa são todos fabricados a mão, em um processo único de produção denominado MABEL.

Ao contrário da maioria dos fabricantes, que constroem seus quadros em lotes de diversos tamanhos na esperança que todos sejam vendidos, a Circa trabalha por encomenda, onde o comparador escolhe o modelo e o tamanho da bike em um showroom e a recebe, poucos dias depois, no tamanho e cor desejado, sem desperdício de produção.

Se por um lado este tipo de comercialização por si só já permite uma certa redução de custos, o sistema de montagem dos quadros adotado pela Circa permite diminuir ainda mais o valor da bike, já que elimina em parte a necessidade de trabalhadores altamente especializados e ainda diminui substancialmente o tempo de produção.

O MABEL (Modular And Bonded Endless Lug) consiste na utilização de cachimbos e luvas pré-fabricados (junções localizadas nas extremidades do quadro, como na caixa de direção e de centro), onde os tubos do quadro são colados, através de um adesivo aeronáutico especial. De acordo com o fabricante, a alta confiabilidade desta técnica, que dispensa soldas, faz com que a mesma seja utilizada na construção de modernos caças de combate.

Os cachimbos e luvas do quadro são produzidos em uma única peça de alumínio através do processo CNC
Os cachimbos e luvas do quadro são produzidos em uma única peça de alumínio através do processo CNC

Quando o comprador faz sua encomenda, o quadro é montado de acordo com o tamanho especificado. Toda a tubulação e seus encaixes já vem colorida previamente através do processo de pintura anodizada, o que elimina mais uma etapa na produção.

De acordo com o fundador da Circa Cycles, Rich Fox, “o sistema MABEL resulta em quadros rígidos e resistentes, com uma estética clean e um processo de montagem extremamente rápido, se comparado ao processo convencional de solda”. “Isto é fundamental para que se possam reduzir ao máximo os custos de produção e oferecer ao usuário final biciletas de qualidade por um bom preço”, completa.

O modelo Trillium Road vem equipado com grupo Shimano 105
O modelo Trillium Road vem equipado com grupo Shimano 105

Atualmente a Circa possui dois modelos de bicicleta, um de estrada (Trillium Road) e urbana (Trillium City), que são produzidas pelo sistema MABEL. Com o peso total de 9,5kg e equipada com o grupo transmissor Shimano 105, o modelo Road é comercializado por 2.000 dólares. Já o modelo utilitário City utiliza câmbio interno de 8 velocidades e é vendida por 1.800 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização