23 de abril de 2024

Impossible, a bicicleta elétrica dobrável que cabe na sua mochila

Bicicleta conceitual, que pesa menos de 5kg com as baterias instaladas, promete revolucionar a mobilidade urbana sobre duas rodas

Com o incremento cada vez maior do uso da bicicleta como meio de mobilidade urbana, aumenta-se a demanda por modelos elétricos dobráveis, capazes de transportar de forma eficiente e sem os aborrecimentos de circular em cidades carentes de paraciclos e segurança contra roubos.

Entre os diversos modelos existentes no mercado, destaca-se o modelo Impossible, produzido por um grupo de engenheiros chineses que estão a procura de financiamento para viabilizar comercialmente o projeto.

A Impossible promete um novo nível de portabilidade, ao apresentar-se como uma bicicleta de tração totalmente elétrica que, ao ser dobrada fica com apenas 43cm de comprimento, algo apenas um pouco maior que um notebook. Se você achou isto impressionante, provavelmente ficará estarrecido com seu peso total, de apenas cinco quilos, com as baterias instaladas!

A bicicleta, que devido às suas reduzidas dimensões e peso pode ser transportada em uma mochila comum, é tracionado por um motor de corrente contínua sem escovas, alimentado por um conjunto de dez baterias de 2,900 mAh, que podem ser recarregadas em uma tomada comum, proporcionando uma autonomia de até 24.8 km. Tanto o motor quanto as baterias ficam ocultos dentro do cubo da roda dianteira.

Impossible

A Impossible é confeccionada em alumínio aeronáutico e comporta uma carga total de até 85 kg. Quando dobrada, a bicicleta fica acondicionada em um hard case que transforma-se em selim quando a bike é desdobrada.

Impossible

A equipe de designer responsável pelo projeto diz que a bicicleta ainda está em fase de testes, devendo sofrer alguns ajustes antes de ser comercializada. Para agilizar o processo, eles estão promovendo uma campanha de arrecadação de fundos através do Kickstarter para aperfeiçoar o motor de forma a aumentar sua autonomia e confiabilidade. Para o protótipo atual, foi utilizado um motor adaptado, mas a meta é produzir um motor de menores dimensões especificamente desenvolvido para a Impossible.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização