12 de junho de 2024

Fuoriserie, a bike da Pininfarina com design clássico e preço estratosférico

A Fuoriserie utiliza o clássico design italiano para criar uma das e-bikes mais exclusivas do mundo, inspirada no acabamento do lendário automóvel Lancia Astura Bocca

Não importa se você goste ou não delas, a verdade é que as bicicletas elétricas, também conhecidas como e-bikes, vieram para ficar. Com o aumento da consciência dos problemas ambientais e sociais causados pela utilização de automóveis como meio de locomoção nas cidades, cada vez mais, empresas ligadas ao setor automotivo passam a produzir seus próprios modelos de bicicleta.

Seguindo esta tendência, o famoso escritório italiano de design Pininfarina, conhecido por fazer projetos para marcas como Ferrari, Maserati e Lamborghini lançou a Fuoriserie, uma e-bike urbana com design inspirado nos anos 30.

Pininfarina FuoriserieA Fuoriserie utiliza o clássico design italiano para criar uma das e-bikes mais exclusivas do mundo. Inspirada no acabamento do lendário automóvel Lancia Astura Bocca, a bicicleta tem seu guidão e selim coberto por um belíssimo padrão de couro natural entrelaçado totalmente feito a mão pela fabricante de bolsas e acessórios italiana The Bridge.

Construída pela framebuilder italiana 43 Milano, o quadro é feito de liga de aço 25CrMo4, tratado em banho de óleo a 880°C em atmosfera controlada. Este processo de têmpera garante resistência a tensões de até 1350 N/mm2. Após este tratamento, o quadro é totalmente soldado a mão por artesãos especializados. Posteriormente, o quadro recebe acabamento cromado e revestimento em madeira de nogueira em seu tubo superior.

Pininfarina FuoriserieEm termos de componentes, nada é demais para a nova Fuoriserie. Os freios e manetes utilizados são da marca Campagnolo, modelo Veloce, customizados com gravação em relevo da logomarca Pininfarina. Completam a configuração rodas da marca H Plus Sons, conduítes de cabos de freio da marca Nokon Carl Stahl, pedivela BLB Pista Vera e pneus de kevlar Panaracer Rimbo, na medida 700 x 28C.

Como acessório incluso, a bicicleta vem com um dínamo da marca alemã Supernova, responsável por alimentar o farol dianteiro de LEDs com 250 lumens de potência.

A Fuoriserie é uma e-bike singlespeed, que utiliza um pequeno motor de 250 watts, instalado no cubo traseiro da bicicleta com a tecnologia Zehus, desenvolvida pela universidade Politecnico di Milano, capaz de fornecer um total de 250 watts de energia para as luzes auxiliares da bikes e carregar equipamentos eletrônicos como smartphones enquanto simultaneamente fornece propulsão.

Segundo o fabricante, a nova Pininfarina Fuoriserie será comercializada na Europa por valores entre  6.000 euros (versão básica) e 9.000 euros, para a versão motorizada. No total, apenas 30 bicicletas serão produzidas, número que faz alusão aos anos 30, quando a escuderia Pininfarina foi fundada.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização