29 de abril de 2024

Um ano após falência, Sunn retorna ao mercado em grande estilo

Marca francesa quer recuperar sua imagem ao lançar bicicleta conceitual de Downhill, com transmissão orbital interna e suspensão traseira monobraço

A marca francesa Sunn possui um passado glorioso na história do mountain bike, mais especificamente no mundo do Downhill, onde sua equipe, uma das mais exitosas da história do DH, consagrou atletas como os legendários Cedric Gracia, Nicolas Vouilloz e Anne Caroline Chausson.

Entretanto,m após um longo período por onde passou por dificuldades financeiras, a marca teve sua falência decretada em 2013, apesar das diversas tentativas de reerguê-la.

Reestruturado em 2014, o fabricante procura agora recuperar o prestígio conquistado nas décadas de 1990 e 2000 ao anunciar o desenvolvimento de uma concept bike inovadora, que pretende ser a base de futuros modelos de serie da marca.

O projeto, obra de Ludovic Lazareth, designer ligado ao mundo do automobilismo e do motociclismo, resultou em uma bicicleta de DH inspirada nas motos de enduro.

A nova bike de DH da Sunn utiliza transmissão interna e correia dentada no lugar da corrente
A nova bike de DH da Sunn utiliza transmissão interna e correia dentada no lugar da corrente

Construída a partir de um quadro de alumínio hidroformado, a nova bicicleta chama a atenção ao utilizar um triângulo traseiro monobraço, com stays apenas no lado da transmissão, que por sua vez utiliza uma correia dentada no lugar da tradicional corrente. Essa transmissão, do tipo orbital, é instalada no interior do quadro, no lugar do movimento central.

Outra curiosidade que não passa despercebida é a instalação do rotor e da pinça do freio traseiro no lado direito, onde normalmente o cassete da transmissão é instalado.

A bike utiliza soluções pouco ortodoxas, como a balança monobraço e o freio traseiro instalado no lado direito. O freio dianteiro utiliza dois rotores e pinças
A bike utiliza soluções pouco ortodoxas, como a balança monobraço e o freio traseiro instalado no lado direito. O freio dianteiro utiliza dois rotores e pinças

A nova bike de DH da Sunn, que ainda não possui um nome oficial, é equipada com um amortecedor dianteiro invertido, com coroa dupla e bosses de freios em ambas as pernas – algo necessário, já que a bike utiliza dois freios dianteiros.

Segundo a Sunn, a nova bicicleta conceitual da marca deverá ser produzida comercialmente a partir de setembro de 2015. Em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização