22 de abril de 2024

Inscrições para o Shimano Brasil Enduro Series são encerradas em tempo recorde

Município paulista de Campos do Jordão receberá a decisão da temporada nos dias 1º e 2 de novembro

Apenas doze dias. Foi o tempo que os atletas de Mountain Bike Enduro levaram para esgotar as 180 vagas para a etapa final do Shimano Brasil Enduro Series. Competição pioneira da modalidade com abrangência nacional, a primeira edição do Shimano BES será decidida nos dias 1º e 2 de novembro, em Campos do Jordão, a 180 km da capital paulista. Diferentemente das duas primeiras etapas, Itaipava (RJ) e Urubici (SC), em que as inscrições permaneceram abertas até a semana que antecedeu as provas, para a final as vagas acabaram há mais de um mês do evento.

“Para nós foi um sucesso. As inscrições abertas na metade de setembro se esgotaram em pouco tempo. O pessoal de São Paulo quer conhecer o Enduro Mountain Bike. Os que vêm de outros estados estão curiosos para ver as belas trilhas de Campos do Jordão”, destaca Daniel Bender, um dos organizadores da prova. “O evento com vagas esgotadas reflete o momento da modalidade no Brasil e e nos traz boa expectativa para 2015. E o “boom” não está nem no começo”, afirma Theo Duarte, também organizador do Shimano BES.

Shimano BES

A organização trabalha de forma intensa para definir os estágios cronometrados, que definem o tempo total dos atletas, e os deslocamentos obrigatórios da etapa final. Neste semana o local do “QG”, ponto composto pelo local de largada, estandes e suporte neutro, foi decidido. Será na Praça Pinho Bravo, altura do número 448 da movimentada Avenida Emílio Ribas, em Capivari, a pouco mais de um quilômetro da rodoviária municipal.

O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um ‘boom’ , principalmente nos últimos três anos com a chegada ao continente americano, onde a popularidade é crescente. A modalidade é uma mescla de duas disputas do Mountain Bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DHI). Enquanto no XC os atletas se destacam pela força, exigindo condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DHI a técnica e a experiência nas descidas, fazem a diferença.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização