30 de abril de 2024

Estudo sugere que efeitos de doping continuam por anos após sua interrupção

Nova pesquisa sugere que atletas que fizeram uso de esteroides anabolizantes permanecem com performance aprimorada mesmo após ter parado com as drogas

Uma recente pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Oslo, Noruega, sugere que ciclistas profissionais que foram banidos pela utilização de doping e que retornaram ao Pelotão continuariam contando com os benefícios de performance causados pela utilização de esteroides mesmo após ter interrompido seu uso.

O motivo, segundo os pesquisadores, é que os esteroides anabolizantes criam uma espécie de “memória muscular”, que faz com que a musculatura continue sofrendo uma hipertrofia, mesmo sem a presença da droga no organismo.

Embora até o presente momento a pesquisa tenha sido realizada com ratos de laboratório, caso seja confirmada poderá ter consequências imediatas nas atuais regulamentações anti-doping.

Isto significaria, por exemplo, que o atual período de dois anos de banimento deverá ser revisto, já que, segundo os pesquisadores, o tempo não seria suficiente para reverter os efeitos causados pelos esteroides no organismo.

O professor de Fisiologia da Universidade de Oslo, Kristian Gundersen, que iniciou a pesquisa em 2013, disse à BBC Sport:“Nossas conclusões são que os efeitos em seres humano poderiam levar a vida inteira ou pelo menos algumas décadas. Nossos dados indicam que uma exclusão de apenas dois anos não são suficientes para reverter os efeitos. Mesmo 4 anos seria pouco”, conclui.

Gunderson acredita que os testes realizados em ratos são aplicáveis a seres humanos. Em seus estudos, ratos expostos à esteroides por duas semanas, o que resultou em aumento de massa muscular. Em seguida, a droga foi suprimida por um período de três meses, correspondente a 15% do período de vida de um rato.

Após este período, o rato foi submetido a exercícios, que resultaram em um aumento de massa muscular na ordem de 30%, enquanto que os demais ratos que não receberam esteroides tiveram um aumento mínimo de massa muscular no mesmo período.

Esteroides anabolizantes são apenas uma das inúmeras drogas utilizadas por ciclistas profissionais para o aumento de performance, sendo que a nova pesquisa não relata os efeitos causados por substâncias como o EPO e a testosterona.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização