15 de junho de 2024

Alligator cria protótipo de alinhador eletrônico para rodas de bicicleta

Novo produto permite o desempeno de rodas de maneira fácil e rápida, além de permitir ao mecânico imprimir relatórios para mostrar ao cliente

A marca Alligator destaca-se no mercado mundial de suprimentos para componentes de bicicletas, fornecendo alternativas de altíssima qualidade em pastilhas de freio, cabos de aço e conduítes, entre outros.

Além disso, nos últimos anos tem se destacado também na produção de ferramentas específicas para utilização em oficinas de bicicletas. Como exemplo, em 2013 a empresa lançou seu revolucionário cortador LY T-99, que solda eletronicamente a ponta cortada dos cabos de marcha e freios, dispensando assim a utilização de terminais ou ponteiras.

Para 2015, a empresa taiwanesa apresenta o Easy Truing, um equipamento eletrônico de alinhamento / desempeno de rodas para bikes, que promete tornar esta difícil e extenuante tarefa em algo rápido e com resultado preciso.

Foto: BikeRumor

O Easy Truing pode ser instalado em qualquer desempenadeira de rodas, onde fica fixado mediante dois poderosos imãs. Uma pequena roldana que projeta-se para fora do equipamento fica em contato permanente com a parede do aro da roda a ser alinhada. A roldana, por sua vez, possui um sensor que envia as informações para o equipamento, que podem ser monitoradas diretamente em sua tela de LCD monocromática, ou transmitida para um computador ou smartphone via Bluetooth.

Foto: BikeRumor

O processo de alinhamento é extremamente simples, já que o Easy Truing gera um gráfico em tempo real, mostrando o ponto de contato da roldana com o aro na cor verde. Basta girar a roda com suavidade e verificar onde o ponto distancia-se dos parâmetros do gráfico para realizar os devidos ajustes. Segundo o fabricante, o novo equipamento pode reduzir o tempo da tarefa em até 1/3 do tempo.

O equipamento mede oscilações de alinhamento laterais e longitudinais, permitindo ainda balancear a tensão dos raios de forma rápida e precisa, em um nível de detalhes jamais visto em uma oficina de bicicletas. A utilização do Easy Truing permite ainda imprimir relatórios para mostrar ao proprietário da roda como ela estava e como ficou após o ajuste, o que sem dúvida aumenta a credibilidade da oficina junto a sua clientela.

O novo Easy Truing ainda está em fase de protótipo mas, segundo seus desenvolvedores, deverá estar em linha de produção e comercialização em meados de 2015.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização