24 de abril de 2024

Zwift, o aplicativo que combina treino no rolo com videogame multiplayer

Embora o uso dos rolos de treino facilite a vida dos atletas do ciclismo principalmente durante os dias de chuva ou quando o tempo é curto, a maioria das pessoas concorda: Trata-se de um treino extremamente entediante, se comparado às pedaladas ao ar livre.

Outra desvantagem do treinamento indoor é a falta da saudável competitividade entre amigos, comuns em treinos na estrada.

Pensando nisto, uma pequena empresa desenvolvedora de softwares, a Zwift, desenvolveu um videogame em 3D que promete revolucionar o treinamento indoor, ao levar para dentro de sua casa todas as emoções de um treino ou mesmo uma prova ao ar livre.

Para utilizar o videogame Zwift, é necessário, além do rolo de treino, de um sensor de cadência/velocidade ANT+ e um receptor USB, fornecido com o software. Por se tratar de um jogo multiplayer, uma conexão com a Internet faz-se necessária.

O videogame transmite informações dos sensores de cadência, velocidade e frequência cardíaca para o computador
O videogame transmite informações dos sensores de cadência, velocidade e frequência cardíaca para o computador

A partir daí, é possível criar equipes com seus amigos para competir em uma incrível variedade de provas, cada uma com suas próprias características de dificuldade. Segundo os desenvolvedores, muitas das principais provas mundiais de ciclismo de estrada terão seus percursos disponibilizados no game para o próximo ano.

É possível customizar o avatar do ciclista, com uniformes de equipes e cor do quadro, entre outras opções
É possível customizar o avatar do ciclista, com uniformes de equipes e cor do quadro, entre outras opções

Os sensores de cadência/velocidade transmitem dados que são mostrados em tempo real na tela do computador. Como supremo requinte, é possível se comunicar com seus parceiros de equipe mediante o uso de um fone headset.

Dependendo do tipo do rolo de treino, é possível ainda controlar eletronicamente sua resistência, afim de simular situações de subidas de montanha, vento e até o vácuo proporcionado por outros ciclistas.

A versão beta do videogame será disponibilizada esta semana para 1000 felizardos testadores, que serão escolhidos por sorteio. Caso você queira candidatar-se, solicite um convite clicando aqui.

De acordo com os desenvolvedores, o Zwift será lançado oficialmente em meados de 2015, ao custo mensal de 10 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização