25 de abril de 2024

Selim com acolchoamento a ar promete acabar de vez com o sofrimento dos ciclistas

Novo modelo de selim possui formato anatômico côncavo e sistema de acolchoamento inflável na região posterior

A cada dia, lançamentos de selins ‘revolucionários’ surgem, prometendo acabar de vez com um dos maiores suplícios do ciclismo: a dor no traseiro.

A escolha de uma selim, via de regra, atende a critérios estritamente pessoais, onde um bom selim para determinado ciclista pode ser péssimo para outro. Porém, um bom selim deve distribuir de maneira uniforme o peso do ciclista, apoiando corretamente os ossos isquios e sem pressionar a região perineal.

Reprieve

Esta é justamente a proposta do novo selim Reprieve, fabricado pela 3 West Design, uma pequena empresa baseada em Mckinney, cidade texana dos Estados Unidos.

Segundo seus desenvolvedores, o novo selim promete acabar de vez com o o desconforto ocasionado pelo contato constante do selim com o corpo do ciclista, através de um formato côncavo que não apenas distribui melhor o peso, como mantém uma região central profunda que não entra em contato com a região perineal. Além disso, o selim utiliza como acolchoamento em sua parte posterior um sistema a ar, que fica em contato direto com a região dos ossos da bacia.

Segundo o Dr. Jonathan David Kaye, do American Board do Urology, o formato do selim Reprieve alivia a pressão sobre a região perineal, minimizando assim a ocorrência de traumas na região. “Além de especialista em Urologia, sou também um ciclista entusiasta e sei da importância de se diminuir a pressão sobre a região perineal. O novo selim Retrieve proporciona um nível de conforto na região como selins convencionais raramente conseguem fazê-lo”.

O selim Reprieve, que consumiu dois anos de pesquisas e testes, utiliza uma carcaça forrada em couro natural e montada em trilhos de titânio. Em sua região posterior, uma câmara de ar em poliuretano pode ser preenchida mediante uma bomba de ar fornecida com o selim, sendo que a pressão do ar pode ser regulada de acordo com o gosto do usuário. O peso total do selim é de apenas 200 gramas.

Reprieve

O sistema é bastante hermético, mantendo a pressão do ar por até três meses, segundo  o fabricante que, em caso de avaria, garante a troca.

No momento, a 3 West Design está em campanha para arrecadação de financiamento coletivo para a produção comercial do selim Reprieve, que no momento pode ser adquirido pelo site da Kickstarter, ao preço de 100 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização