21 de abril de 2024

Interbike 2014: MW Industries apresenta amortecedor com molas de carbono

A primeira vista pode parecer apenas uma espécie de protetor de neoprene para molas. Mas o que se vê nas fotos é a mais nova invenção da MV Industries, empresa especializada na fabricação de molas para amortecedores.

Trata-se do Carbon Composite Bellows Spring (CCBS), um sistema modular de discos ocos de fibra de carbono que não apenas reduz o peso final do amortecedor em relação às molas metálicas, mas também provê uma infinidade de níveis de ajuste impossíveis de se alcançar em amortecedores convencionais.

Apresentado esta semana durante a exibição da feira Interbike 2014, o CCBS consiste basicamente em uma série de discos cônicos ocos, confeccionados em fibra de carbono e alinhados para compor uma mola. O raio de atuação do sistema é determinado pelo número de elementos e a combinação entre diferentes tipos de discos. Com isto, é possível ajustar o amortecedor para uma atuação mais firme ou progressiva, conforme o gosto do usuário.

CCBS

O sistema pode ser rapidamente configurado para diferentes curvas e raios de amortecimento. Cada disco possui em sua borda pequenos encaixes que mantém cada elemento centralizado em relação ao outro.

Segundo o fabricante, o sistema CCBS pesa significativamente menos que as alternativas em aço ou titânio. O sistema apresentado, montado a partir de um amortecedor da marca Fox, ainda está em fase de protótipo e não tem previsão de lançamento comercial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização