9 de dezembro de 2024
Seleção de Pista - Foto: CBC / Divulgação

Ciclismo de Pista do Brasil encara Pan-Americano e testa time para a Copa do Mundo

Equipe brasileira terá dez ciclistas no Pan do México. Competição vale vaga nos Jogos de Toronto 2015

Aos poucos, a equipe de Ciclismo de Pista do Brasil vai ganhando respeito internacional e evoluindo a sua preparação para disputar as principais competições do calendário mundial. Nesta quarta, 10, a seleção começa a disputa do Campeonato Pan-Americano de Aguascalientes, no México. A competição é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

O Pan de Aguascalientes será um dos últimos testes da equipe antes de disputar a Copa do Mundo 2015/2016 e será a primeira competição valendo pontos para a classificação olímpica. Por isso, todos os principais atletas do Brasil estão na lista da delegação que conta com dez ciclistas no México. As primeiras disputas acontecem nesta quarta, com provas de Perseguição por Equipes, Velocidade por Equipes e Scratch.

Motivado pelos últimos resultados conquistados em provas européias, Flávio Cipriano, 39º colocado no ranking mundial (Keirin), encabeça a lista da equipe masculina de velocistas, que também conta com Kacio Freitas e Diefferson Borges. Os três atletas, ao lado de Wellyda Rodrigues e Gabriela Yumi, terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam e evoluíram durante o período de intercâmbio que fizeram no Centro Mundial de Ciclismo.

“Essa será a primeira prova contando pontos para a classificação olímpica que é o nosso principal objetivo. A ansiedade é grande para poder entrar logo na pista e representar o Brasil. Fizemos uma ótima preparação até o momento no Centro Mundial e estamos confiantes. O aprendizado é incrível, além de toda a estrutura que tem no centro mundial, como a pista e os equipamentos que são essenciais para conseguir bons tempos. A iniciativa da CBC merece os parabéns”, destacou Flávio.

Preparação – Os atletas integram o Projeto de Intercâmbio da Confederação Brasileira de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, que tem como principal objetivo alcançar a classificação olímpica Rio 2016. Durante essa caminhada, está sendo realizada uma preparação extensiva, oferecendo toda a infraestrutura necessária aos atletas, incluindo intercâmbios nos principais Centros de Treinamento, participação no calendário internacional e acompanhamento diário por uma equipe multidiscilpinar na rotina exercida pelos ciclistas da seleção.

Outra parte do grupo também fez uma preparação especifica para a competição. Os atletas fundistas ficaram reunidos do Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, em Maringá, durante mais de 30 dias, e durante este período intensificaram os treinamentos pensando em um pódio no Campeonato Pan-Americano. Gideoni Monteiro, que já foi campeão Pan-Americano em 2011 é um dos nomes fortes da equipe. Thiago Nardin, Endrigo Pereira, Leandro Alves e Joel Candido completam a lista.

A Seleção Brasileira estará sendo comandada pelo técnico Emerson Silva, que acompanhou de perto os treinos da equipe que estava em Aigle, na Suíça. “Trabalhamos duto para poder chegar a uma excelente forma aqui no México. Mas sabemos que precisamos atingir um nível ainda maior durante os próximos meses, quando iremos participar das etapas da Copa do Mundo. Esse será o maior Pan-Americano da história, com mais de 400 atletas e 27 países. Nossa meta é estar entre os primeiros e tentar quebrar os recordes brasileiros das provas que disputarmos. A motivação é enorme devido ao nível de preparação que realizamos. O trabalho esta sendo feito e todo o planejamento até Rio 2016 já foi desenvolvido pela CBC.”, declarou Emerson Silva, técnico da seleção.

Além do treinador, os brasileiros ainda terão a supervisão técnica do espanhol Miguel Torres, membro do Centro Mundial de Ciclismo da UCI. O fisioterapeuta Jivago Salinet e o mecânico Evandro Oliveira completam a delegação.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização