23 de abril de 2024

Scappa Carbon, mais uma opção em rotores fabricados em fibra de carbono

RotorA marca italiana Scappa apresentou esta semana na feira Eurobike mais uma opção em rotores para freios a disco confeccionados em fibra de carbono. Trata-se do novo rotor Pagaso, que é produzido a partir de um corpo em fibra de carbono entrelado com partículas de cerâmica, o que, segundo o fabricante, resulta em um rotor cujas principais caraterísticas são o baixo peso e maior resistência às elevadas temperaturas que os discos de freios atingem durante as frenagens mais fortes, se comparados com os tradicionais rotores fabricados em aço.

A resina de fibra de carbono do rotor Scappa Pagaso mantém suas características de frenagem até a temperatura de 280°C . As partículas de cerâmica incorporadas ao rotor são utilizadas para aumentar a fricção e criar uma boa superfície de frenagem..

ScappaO novo rotor será disponibilizado nos diâmetros de 140, 160 e 180mm e pesa apenas 81g (180mm). Uma versão de 203mm está sendo testada mas, segundo a Scappa, seu poder de frenagem é tão forte que apenas garfos dianteiros com canelas de 36mm são fortes o suficiente para utilizá-los sem o risco de serem danificados.

O fabricante recomenda expressamente a utilização de pastilhas sinterizadas, já que os modelos orgânicos, por serem mais macios, serão gastos mais rapidamente.

De acordo com o fabricante, eles estarão disponíveis para a venda a partir de março de 2015. Como todos os componentes produzidos pela Scappa, os novos rotores Pagaso são produzidos artesanalmente, levando cerca de 8 semanas para serem fabricados, sob encomenda, pelos preços de 280 euros (140mm) 300 euros (160mm) e 320 euros (180mm).

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização