12 de abril de 2024

Vem aí a 5ª edição do Tour do Rio, o maior evento de ciclismo da América Latina

Tour do Rio

O maior evento de ciclismo da América Latina chega à quinta edição com fortes equipes brasileiras tendo como concorrentes importantes times estrangeiros, num total de mais de 120 atletas

O Tour do Rio, o maior evento de Ciclismo de Estrada da América Latina está de volta. A prova, em sua 5ª edição, ocorrerá entre os dias 26 a 31 de agosto.

Este ano os competidores pedalarão por aproximadamente, 937,3 km ao longo do Estado do Rio de Janeiro, 110km a mais em relação a edição do ano passado, percorrendo mais de vinte cidades, entre a saída da capital fluminense na Barra da Tijuca (26 de agosto) e o retorno à Quinta da Boa Vista (31 de agosto).

Os ciclistas de elite passarão por etapas em Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. A cada dia um novo percurso, que vai de uma cidade à outra passando por cenários deslumbrantes de mar, serra, fazendas coloniais e muitas outras paisagens.

“O Rio de Janeiro é um estado que possui uma paisagem natural privilegiada para a realização do Tour. Além disso, é uma boa oportunidade para observar a experiência de um grande evento como este, em uma cidade que irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016”, diz Maria Luisa Jucá, organizadora do evento.

Além da vitória em cada etapa, os ciclistas disputam bonificações que ajudam no caminho até o título. Quem completar o percurso em menor tempo (considerando-se as somas de cada etapa), será o grande campeão da prova. Ao todo, o Tour do Rio distribuirá um total de R$ 220 mil em prêmios.

As equipes confirmadas até agora para a edição de 2014 são:

  • Funvic/ Brasil
  • Clube Dataro de Ciclismo/Brasil
  • São Francisco Saúde/Brasil
  • GRCE Memorial Santos/Brasil
  • Equipe UFF de Ciclismo/Brasil
  • EPM UNE/Colômbia com o vencedor do último Tour do Rio Oscar Sevilla
  • World Cycling Centre Africa’s Team/África
  • Optum P/B/ Kelly Benefit Strategies/EUA
  • Team Kuota/Alemanha
  • Aluminius Antarte/Portugal

Categorias

Líder, Montanha, Meta-voltante e Sub-23, respectivamente
Líder, Montanha, Meta-voltante e Sub-23, respectivamente

Vencem o Tour do Rio o atleta e a equipe que fizerem o menor tempo nas seis etapas. Ao longo da competição, no entanto, há vários outros desafios.

A cada etapa, os melhores atletas em categorias específicas são premiados e, assim como o líder da prova, podem ser identificados por diferentes cores de uniforme em meio ao pelotão.

Líder – O líder geral da prova ostenta uma camisa amarela para se destacar dos demais. O campeão do Tour leva a camisa para casa. É o objeto mais desejado por todos os ciclistas.

Montanha – Em cada etapa, o primeiro a alcançar um determinado ponto de subida íngreme, sinalizado com um adesivo na estrada, fica com o prêmio de “montanhista” e, na etapa seguinte, veste a camisa branca com bolas vermelhas, que o identifica como vencedor desta categoria.

Meta-Volante – É a marca atingida pelos atletas de maior velocidade, seja antes ou depois de uma subida. A marca também é sinalizada no chão e o primeiro a ultrapassá-la tem o direito de vestir a camisa verde.

Sub-23 – A categoria Sub-23, representada pela camiseta branca, segue as mesmas regras do Líder da competição, porém é direcionada aos atletas com menos de 23 anos. A vitória em cada categoria desconta alguns segundos da soma total de tempo de cada atleta para aproximá-lo da vitória.

Vídeo: Melhores momentos do Tour do Rio 2013

Altimetria

Altimatria

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização