29 de abril de 2024

Bionicon Edison EVO, a bike de geometria modular e curso de suspensão variável

A marca Bionicon possui uma história peculiar. Pouco, ou mesmo nada conhecida por estas bandas, esta pequena empresa alemã destacou-se no cenário do mountain bike europeu ao ser uma das pioneiras, já em 2002, na fabricação de bicicletas com quadros de geometria variável, capazes de subir como uma XC puro sangue e encarar descidas técnicas com desenvoltura. Tudo isto em uma época em que ninguém ouvira falar em bicicletas All Mountain ou de Enduro.

Suas pesquisas no desenvolvimento desta tecnologia a elegeram por seis anos consecutivos em voto popular como a “marca mais inovadora”, em enquete promovida pela renomada Bike Magazine.

O último lançamento da marca, a Edison EVO, não apenas confirma o DNA polivalente das bikes Bionicom como leva o quesito ajustabilidade a patamares mais elevados. A nova bicicleta permite uma série de diferentes configurações, capazes de não apenas alterar significativamente sua geometria, mas também alterar o curso dos amortecedores e até utilizar formatos diferentes de roda.

Para ajustar sua geometria e curso a bicicleta utiliza um engenhoso sistema pneumático denominado Bionicon Effect Travel Adjust System, que interliga o amortecedor traseiro com a suspensão dianteira através de um controle situado no guidão, que instantaneamente ajusta corretamente o ângulo da bicicleta de acordo com a aclividade ou declividade do terreno.

01

Curiosamente, os engenheiros da Bionicon disseram que o sistema foi inspirado nos cabritos monteses de Tegernsee, terra natal da empresa. Segundo eles, a técnica empregada pelos cabritos ao subir e descer as montanhas consiste em varia sua geometria corporal, encurtando as patas dianteiras durante as subidas (diminuindo assim o “curso de amortecimento”). Durante as descidas, os cabritos esticavam as patas dianteiras (aumentando o curso da “suspa”), locomovendo-se desta maneira de forma ágil e segura.

O sistema é ativado mediante a distribuição do peso do ciclista e não altera o fator de amortecimento das suspensões, apenas o curso das mesmas. Ao pressionar o botão do guidão, um válvula transfere o ar comprimido do amortecedor dianteiro para o traseiro. Em seguida, basta jogar seu peso para o guidão, fazendo com que o garfo dianteiro abaixe e a balança traseira suba, para ajudá-lo nas subidas. Nas descidas, basta inverter o procedimento.

Para que o sistema funcione, ambos amortecedores foram customizados, recebendo cada um uma câmara de ar secundária, responsável pela troca de pressão entre eles.

07

Além do Bionicon Effect Travel Adjust System, é possível ainda alterar o curso de amortecimento entre 160 ou 180mm. O quadro é compatível com rodas nos formatos 26 e 27.5 polegadas, bastando para isto trocar os stays da balança traseira. O quadro é compatível com amortecedores dianteiros single e dual crown.

A nova Bionicon Edison EVO será vendida como bicicleta completa ou quadro avulso. As bikes completas serão oferecidas por sua vez em duas versões, a Sepc 0 e a Spec 1.

O modelo Spec 0 vem equipado com freios SRAM Guide RSC, gruppo transmissor SRAM X01, rodas DT Swiss ou Novatec (dependendo do tamanho da roda), pneus Schwalbe, canote de selim telescópico KindShock LEV, guidão Answer e manoplas Ergon GA1. O preço do modelo é 3.500 euros, mas é possível pagar apenas 2.500 euros durante o período de pré-encomenda, que termina dia 31 de agosto.

EVO

Já o modelo Spec 1 utiliza o grupo transmissor SRAM X9, freios Guide R da mesma marca, rodas DT Swiss montadas em pneus Schwalbe, guidão Answer e manoplas Ergon. O preço de venda deste modelo é de 2.900 euros. A Bionicon disponibiliza o quadro avulso, com amortecedor Rockshox por 1.900.

EVO

Ambos os modelos são equipados com amortecedor traseiro Magura TS RC shock e dianteiro Bionicon Double Agent dual crown (aro 26″) ou X-Fusion Metric HLR (aro 27.5″), customizados com a câmara secundária.

A marca Bionicon não possui uma rede de distribuidores ao redor do mundo, preferindo comercializar diretamente seus produtos através de seu website oficial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização