22 de junho de 2024

Dia 30 de agosto, demonstre seu apoio às ciclistas do Afeganistão

Ciclistas afegãs

No Afeganistão, são vários os tabus envolvendo mulheres: casamento, religião, sexo, trabalho e… bicicletas. Raras são as que já “ousaram” pedalar pelas empobrecidas ruas daquele país. Mas, desde a chegada da ONG Mountain 2 Mountain por lá, em 2010, essa situação tem aos poucos mudado. A organização usa a bicicleta como ferramenta para ampliar o poder e a auto-estima das mulheres em uma das sociedades mais machistas do planeta.

Para mostrar que essas mulheres e suas bikes não estão sozinhas, um evento mundial foi marcado para o dia 30 de agosto. Em vários países, serão organizados passeios de bicicleta em homenagem à valentia das ciclistas afegãs, que enfrentam não apenas preconceitos como ameaças de morte.

Afegãs

Para participar, é simples: basta você chamar os amigos para um pedal no dia 30 de agosto. E depois tirar fotos e postar fotos as imagens em qualquer um dos diversos eventos mundiais dedicados ao tema. No Brasil, foi criada uma página no Facebook.

Você pode enviar suas fotos para a própria Mountain 2 Mountain, pelo email info@mountain2mountain.org

Não esqueça: dia 30 de agosto, pegue sua bike, dê um giro pela cidade, faça bem a sua saúde e, de quebra, mostre sua solidariedade às mulheres afegãs!

Mais informações no website oficial do evento.

Vídeo:

Fonte: Go Outside

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização