23 de abril de 2024

Artista gráfico cria “tabela periódica dos elementos” vencedores do Tour de France

Tabela

O britânico Johnny Joannou, do ateliê On a Sixpence  possui um estilo peculiar de expressar sua arte, através de gravuras que remontam às nossa aulas de química. Misto de artista gráfico e geek de plantão, Joannou criou uma espécie de “tabela periódica dos elementos” que, ao invés de conter elementos químicos como Oxigênio, Cromo, Chumbo e Urânio, incorpora “elementos” vencedores de todas as edições do Tour de France, como LeMond, Indurain, Pantani e Contador.

TabelaA tabela, já devidamente atualizada com o italiano Vincenzo Nibali, vencedor da 101ª edição do Tour de France na última semana, utiliza uma estrutura similar a da tabela periódica que organiza os elementos químicos encontrados na natureza. Cada célula da tabela representa um dos 101 vencedores do Tour, organizados por ano, além de conter informações sobre a distância total percorrida e a média de velocidade. Assim como na tabela química os elementos similares utilizam cores iguais, cada nacionalidade é representada por uma cor diferente.

As gravuras são impressas em tiragem limitada e assinadas e datadas pelo artista, além de poderem ser personalizadas com a inclusão de uma célula extra na tabela para algum eventual super fã do Tour. Cada gravura é impressa em papel de alta qualidade e é disponibilizada em dois tamanhos: 30 x 40cm ou 40 x 50cm, 101 e 133 dólares respectivamente, mas frete.

As impressões são enviadas aos compradores em tubos postais de papelão reforçado. Como cada gravura é impressa individualmente, o ateliê precisa de cinco dias para produzí-la. Para encomendar a sua, visiste o website da On a Sixpense.

Além do Tour de France, o artista gráfico disponibiliza versões do Giro d’Italia e da Vuelta a España. Como as impressões estão sempre sendo atualizadas, a gravura do Girojá contém o vencedor da edição 2014, Nairo Quintana.

Tabela periódica – A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades.

A ideia de ordenar os elementos segundo suas características comuns foi originalmente idealizada pelo químico francês Antoine Lavosier em 1789. O atual formato de organização da tabela foi criado pelo professor de química russo Dmitri Mendeleiev em 1869 e recebido constantes atualizações em decorrência da descoberta de novos elementos.

Tour tabela

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização