23 de abril de 2024

2ª etapa será decisiva para o ranking da temporada do Shimano Brasil Enduro Series

Foto: Jonatha Jünge / Shimano BES
Foto: Jonatha Jünge / Shimano BES

Líderes das oito categorias terão a oportunidade de encaminhar o título da competição nacional se conseguirem repetir bons resultados na segunda etapa, entre 8 e 10 de agosto, em Urubici-SC

Primeira competição de Enduro MTB no País com abrangência nacional, o Shimano Brasil Enduro Series pode ver em Urubici, sede da segunda etapa, as definições dos principais favoritos ao título nacional das oito categorias disputadas. São esperados 170 ciclistas, entre 8 e 10 de agosto, que pedalarão pelas ruas e trilhas da cidade catarinense nas categorias Pro, Expert, Máster 1, 2 e 3, Sênior, Amador e Feminino. Enquanto Itaipava recebeu a abertura, em maio, o encerramento está marcado para início de novembro, no Estado de São Paulo.

Vencedor em Itaipava na Sênior, o mineiro Robert Marent (Santinha Bike Bross) encara a liderança em sua categoria de forma natural. “Estou em primeiro na Sênior, mas vejo isso com tranquilidade e uma certa dose de surpresa. Na verdade, não esperava, já que foi a primeira vez que participei de uma prova de Enduro. Para complicar, corri com a Santa Cruz Bronson, que havia recebido uma semana antes da prova e praticamente não havia treinado com ela. Só havia andado até então em Bikes XC com aros 26′. Como caí quatro vezes durante a prova, achei até que tinha dado adeus para qualquer possibilidade de pódio”, revelou Robert.

Mesmo tendo a oportunidade de se isolar ainda mais na liderança com outra vitória, Robert garante que seu objetivo em Urubici é divertir-se e aproveitar ao máximo a viagem. “Não penso tanto em administrar, mas sim em me divertir muito, andando em um lugar que nunca andei e dando o máximo nas descidas. Mas, estarei atento para não cometer tantos erros como em Itaipava. No final, além do meu tempo, vou querer ver como fui em relação às categorias Máster, que me dá um parâmetro bacana”, avaliou.

Vice-líder na Pro, o catarinense Nataniel Giacomozzi (HUPI Bikes/Santa Cruz) terá a chance de assumir a liderança caso vença em Urubuci. “Quero muito este título. Já fui campeão brasileiro de Downhill em quatro oportunidades, vice pan-americano e sou fominha. Seria espetacular uma conquista deste nível. Imagina? Ser o primeiro campeão de enduro do Brasil”, exaltou Nata, como é conhecido. Acostumado com a região, Nataniel já dá a dica do que os atletas encontrarão na segunda etapa. “Uma coisa eu tenho certeza, estará muito frio. Já estou preparado para uma subida dura e uma descida bastante técnica e que exigirá bastante do físico. A região tem muita pedra, altas montanhas e um visual paradisíaco”, destaca.

Na abertura do circuito, em Itaipava, apenas sete segundos separaram Nataniel do primeiro colocado, Bernardo Cruz (GT Bicycles/Shimano). Dessa vez, pedalando em casa, o ciclista sonha com a vitória. “Estou muito mais preparado do que na primeira etapa. Os treinamentos foram mais intensos e treinei bastante Downhill com a bike de Enduro. Acredito que, por ser uma prova em Santa Catarina, fica mais fácil de levar a família, e isso ajuda muito na parte psicológica. O calor dos amigos e família são fundamentais. Mas, quanto a pista e deslocamentos, na verdade não imagino o que me espera. Por isso, estou treinando muito para aguentar o pior. E quero fazer um resultado melhor, quem sabe dar o troco”, almeja.

Pontuação no Ranking – A pontuação do Shimano Brasil Enduro Series segue o padrão do Enduro World Series, principal competição do mundo na modalidade. Em todas as categorias a pontuação é igual do primeiro ao sexto colocado: 1º 600, 2º 500, 3º 420, 4º 360, 5º 300, 6º 260. Daí em diante, há uma variação entre Pro com as demais categorias, que têm uma pontuação menor. Para conferir os pontos ofertados em todas as colocações, basta acessar o regulamento no site oficial do Shimano BES: Regulamento Oficial

O Shimano Brasil Enduro Series conta com patrocínio máster da Shimano, empresa líder mundial nos mercados de bike e pesca. Tem também os patrocínios de Viper, HUPI Bikes e Santa Cruz Bikes, além de contar com os apoios de Session Brasil, Maxxis/Calypso, Exceed Nutrition, Specialized e Bike & Adventure.

Cinco primeiros do ranking do Shimano BES:

Pro:

  1. Bernardo Neves Cruz: 600 pontos
  2. Nataniel Giacomozzi: 500
  3. Ronny Renke: 420
  4. Guilherme Renke: 360
  5. Diego Neumann: 300

Expert:

  1. Luiz Felipe Calafiori Viani: 600 pontos
  2. Gustavo Del Carlo Fernandes: 500
  3. Luiz Rafael Francisco Da Silva: 420
  4. Andres Valpuesta: 360
  5. Leonardo Garcia Petry: 300

Máster 1:

  1. Andre Melo Silva De Matos: 600 pontos
  2. Marcelo Henrique Teixeira: 500
  3. Edgar Freire Guimaraes: 420
  4. Adriano Andreatta Piantavinha: 360
  5. Yuri Bogner: 300

Máster 2:

  1. Gustavo Henrique Neves De Amorim: 600 pontos
  2. Pedro Luis De Carvalho Machado: 500
  3. Mauricio A. Maciel: 420
  4. Anderson Gomes Ribeiro de Souza: 360
  5. Daniel Magalhaes Meirelles: 300

Máster 3:

  1. Leonardo Alvez Rocha: 600 pontos
  2. Helio Fontana Nassaralla: 500
  3. Juliano Florence De Oliveira: 420
  4. Luciano Kdra Lancellotti: 36
  5. Caio Bennati Salerno: 300

Sênior:

  1. Robert Marent: 600 pontos
  2. José Alexandre “Pincell” Da Silva: 500
  3. Michel Feitosa Pinto: 420
  4. Pedro Igor De Lima Rodrigues: 360
  5. Markus J. Weininger: 300

Amador:

  1. Henrique Lage Becker: 600 pontos
  2. Christian Ferreira Dos Santos: 500
  3. Jonas Michael Ziel: 420
  4. Jose Vitor Pereira Lopes: 360
  5. Gabriel Mello Da Silva: 300

Feminino:

  1. Beatriz Diniz Ferragi: 600 pontos
  2. Barbara Jechow: 500
  3. Manuela Vilaseca: 420
  4. Daniela Cristina Zammataro: 360
  5. Camila Bruno Gischewski: 300

Programação

Sexta-feira – 08 de Agosto

  • 15h às 18h – Retirada do KIT Atleta

Sábado – 09 de Agosto

  • 09h às 15h – Retirada do KIT Atleta
  • 10h às 16h – Treinos liberados para todas as especiais
  • 16h às 18h45 – Lacre da bikes
  • 19h às 19h30 – Congresso Técnico

Domingo – 10 de Agosto

  • 7h15 – Chamada para largada
  • 07h30 – Largada Deslocamento 1 ( D1)
  • 16h – Premiação Geral do Evento

*Cada atleta terá os horários de largada individuais e pré-estabelecidos que serão informados no sábado.

Maiores informações no site da prova

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização