22 de abril de 2024

Técnicas de auto defesa para ciclistas (do início do século passado…)

Utilizando a bike como escudo
Utilizando a bike como escudo

No início do século passado, mais precisamente em 1901, a revista britânica Pearson publicou um curioso artigo que ensinava como utilizar a bicicleta em caso de agressão por parte de bandidos ou agressores em potencial.

A reportagem, intitulada Self-protection on a cycle (Defesa pessoal em um bicicleta), acabou por tornar-se uma joia do design gráfico da época devido às suas ilustrações sobre o tema, que explicavam as melhores posturas defensivas para utilizar a bicicleta como ‘arma não letal’.

Além das técnicas de auto defesa, o texto do jornalista Marcus Tindal era uma espécia artigo motivacional, no qual o jornalista destacava as habilidades físicas do ciclista, sua inteligencia para utilizar um meio de transporte como um elemento dissuasório e incentiva os leitores a descobrir as possibilidades de sua bicicleta. As mulheres, contra todo pronóstico da época, também estavam incluídas no artigo.

Confira abaixo as técnicas de auto defesa abordadas no artigo:

Nota do editor: De 1901 pra cá, os assaltantes também aprimoraram suas técnicas. Portanto, use as dicas acima apenas como divertimento e não como defesa pessoal.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização