21 de fevereiro de 2024

Scott reformula linha Gambler de Downhill com rodas 27.5 polegadas e geometria variável

Como temos repetido exaustivamente por aqui, 2014 é o ano das rodas 27.5 polegadas. Com a diminuição gradual de ofertas de bicicletas aro 26″, o Downhill, um dos poucos redutos do mountain bike a resistir às rodas maiores, acabou por se render às rodas 27.5″, seja por pressão mercadológica ou por melhoria na performance.

Seguindo esta tendência, a Scott, um dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo, reformulou sua linha Gambler de Freeride / Downhill que, em sua linha 2015 virá equipadas com rodas 650B, como também são conhecidas as 27.5″.Gambler

Além da linda pintura e do grafismo que chamam a atenção logo ao primeiro olhar, a nova Gambler teve sua geometria reformulada para poder utilizar rodas de maior diâmetro. Sua caixa de centro diminuiu levemente a distância em relação ao solo, enquanto que o tubo superior aumentou de tamanho. Esta configuração permitiu utilizar as novas rodas mantendo o triângulo traseiro do quadro inalterado, bem como o curso da suspensão:

Gambler

Um dos maiores destaques da nova linha Gambler é a possibilidade de se alterar a geometria da Gambler para adaptá-la a todo tipo de situação e terreno. É possível por exemplo, inverter o link do amortecedor traseiro, variando assim a altura do movimento central em relação ao solo entre 343mm a 353mm:

Gambler

Também é possível alterar o comprimento do chainstay entre 425mm a 440mm, mediante a alteração do ajuste da nova blocagem da roda traseira IDS-X:

Gambler

Finalmente, mas não menos importante, é possível também alterar o ângulo da caixa de direção entre +2º to -2º mediante a troca dos espaçadores da caixa de direção da Syncros. Todas as bicicletas completas e quadros avulsos da Gambler vem com espaçadores opcionais inclusos:

Gambler

A nova linha Scott Gambler vem equipada com grupo de transmissão Shimano Saint ou Zee (conforme o modelo) de 1 x 10 velocidades, em conjunto com o guia de correntes e-Thirteen. Mesa, guidão e rodas Syncross, montados em pneus tubeless Schwalbe Magic Mary completam a configuração.

Na traseira, o amortecedor Fox RC4 é montado no quadro com o Floating Link da Scott, resultando em uma suspensão robusta, mas com conforto nas altas velocidades e aumento da sensibilidade em terrenos com poucas irregularidades. O Floating Link permite ainda reduzir drasticamente a carga sobre os rolamentos, aumentando sua durabilidade, sempre um problema nas bikes de Downhill.

De acordo com a Scott, serão disponibilizados dois modelos para a linha Gambler, o 710, mostrado aqui e o 720 (abaixo). Ainda não há informações sobre disponibilidade ou preço

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização