25 de maio de 2024

Conheça o funcionamento do novo sistema de compartimento duplo de ar da Schwalbe

Procore

Entre as novidades disponibilizadas pelos fabricantes de pneus de bicicletas mountain bike, provavelmente nenhuma foi tão comentada e tão pouco compreendida quanto o novo sistema de pneus com compartimento duplo de ar da marca alemã Schwalbe.

Anunciada em fevereiro deste ano, a nova tecnologia Procore teve seu funcionamento detalhado esta semana pelo fabricante. A ideia básica é a utilização de não um, mas dois compartimentos onde o ar pressurizado fica armazenado. O pneu é dividido internamente em duas sessões tubeless, uma por cima da outra, que funcionam sem a necessidade de câmaras de ar. O compartimento externo, situado diretamente sob a banda de rodagem do pneu, trabalha com baixa pressão de ar 15 psi ou menos. Este setup permite que uma maior área do pneu fique em contato com o terreno, traduzindo em melhor tração e agarre.

Já o compartimento interno, próximo à parede do aro da roda, trabalha com pressões maiores para prevenir furos e garantir uma maior estabilidade nas curvas de velocidade.

A tecnologia Procore (abreviatura de Progressive Core), desenvolvida pela Schwalbe em parceria com a Syntace, é compatível com outras marcas de aros e rodas, desde que as mesmas possuam diâmetro interno mínimo de 23 mm e possa trabalhar com pressões de ar de, no mínimo 80psi. Teoricamente, basta criar outro furo para a passagem da segunda válvula de ar. Seja como for, a Schwalbe já está licenciando a tenologia para ser utilizada por outros fabricantes de rodas.

Schwalbe ProCore

A boa notícia aos interessados em adotar esta tecnologia é que a mesma não fica limitada aos pneus da marca Schwalbe, já que é compatível com qualquer pneu de mountain bike, desde que tubeless ou tubeless-ready. Embora aumente o peso total em 200 gramas por roda, deve-se ter em mente que por outro lado o Procore permite a escolha de pneus mais leves, que ao utilizar a tecnologia terão sua resistência a furos aumentada significativamente.

O novo sistema Procore será comercializado em todos os formatos de rodas MTB (26, 27.5 e 29 polegadas).

Características de rodagem – Além do maior conforto, tração e estabilidade, o novo sistema possibilita terminar a trilha ou prova com ar somente no compartimento interno (de alta pressão) sem danificar a roda. Caso o ar do compartimento interno vazar, basta compensar adicionando mais ar no compartimento externo para poder continuar a pedalada.

Preço e disponibilidade – O novo Schwalbe Procore System é indicado para bicicletas de all mountain, enduro, freeride e downhill. Estará disponível nas lojas de todo o mundo a partir de 2015, pelo preço de 200 dólares por roda (pneu não incluído).

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização