15 de junho de 2024

Ciclistas pelados invadem Londres em mais uma edição da World Naked Bike Ride

Já não é de hoje que os ingleses usam o corpo como forma de atrair a atenção das pessoas e alertar para o respeito à liberdade de expressão e opinião. Reza a lenda que a bela Lady Godiva, aristocrata anglo-saxã, esposa de Leofric, duque da Mércia, que teria vivido entre os anos de 990 e 1067, ficou penalizada com a situação do povo de Coventry, que sofria com os altos impostos estabelecidos por seu marido. Ela tanto apelou ao duque que ele aceitou conceder alterações e reduzir os impostos, mas sob uma condição: que ela cavalgasse nua pelas ruas da cidade.

London Naked Bike RideA manifestação World Naked Bike Ride, que aconteceu ontem (14/06) em Londres, reuniu milhares de “Godivas”, que em vez de cavalos, usaram bicicletas para protestar contra os carros e a dependência dos combustíveis fósseis como o petróleo e defender a bicicleta como alternativa aos meios de transporte urbano. Os ciclistas peladões percorreram várias ruas da capital britânica, a partir do Hyde Park. Segundo a organização do evento, o “dress code” é opcional. Nem todos compareceram como vieram ao mundo.

A ideia de se pedalar pelado é expor a vulnerabilidade dos ciclistas enfrentam nas ruas, reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, celebrar o corpo e a bicicleta e estimular reflexões sobre a cultura do automóvel. No Brasil, a World Naked Bike Ride é popularmente conhecida como “Pedalada Pelada”.

Com informações de O Globo

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização