16 de junho de 2024

Radar para bicicletas informa a aproximação e a velocidade de veículos

Um novo sistema de segurança para bicicletas promete diminuir substancialmente o número de ciclistas abalroados por automóveis nas ruas.

A empresa sul-africana iKubu está desenvolvendo o Backtracker, um sistema de iluminação de segurança que incorpora um radar para a detecção de veículos que se aproximem por trás do ciclista.

O Backtracker é composto por dois módulos. A unidade principal, instalada na parte traseira de bike, é composta por um radar e pelas luzes de segurança, que aumentam e frequência e a intensidade para alertar os veículos que se aproximam.

As informações captadas pelo radar são transmitidas para a segunda unidades, instalada no guidão da bike, que informa, através de LEDs a aproximação e velocidade do veículo.

Backtracker

De acordo com seus desenvolvedores, o produto deverá ser produzido comercialmente em breve. Tanto o preço quanto a disponibilidade ainda não foram divulgados.

Vídeos:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização