29 de abril de 2024

Acessório aerodinâmico promete velocidades de até 96km/h em uma bicicleta

Air Spear
Jim Wing e o Air Spear

O lutador de artes marciais Jim Wing pode se gabar de um feito raro entre ciclistas iniciantes como ele: pedalar em uma velocidade constante de 96km/h utilizando apenas suas pernas. Como isto foi possível? Através de um novo e simples invento, o Air Spear.

Air SpearWing, que até então em sua curta vida como ciclista nunca conseguiu acompanhar o forte ritmo de seus amigos, comentou o fato com seu amigo Eric Plebani, engenheiro mecânico e designer de carros de corridas, que disparou o triste veredito:

“Jim, a verdade é que você é forte como um touro, mas também é tão largo como ele! Seu problema não é falta de força, mas falta de aerodinâmica”, disse.

Com a ajuda de Plebani, Wing montou em sua bicicleta uma estrutura inspirada nas carenagens de carros de corrida, que direciona o fluxo de ar para longe dos ombros do ciclista, melhorando a qualidade aerodinâmica do conjunto.

Como resultado, a performance de Wing aumentou incrivelmente. “Eu percebi de imediato que a bicicleta ficou incrivelmente rápida.” disse. “A resistência do ar foi reduzida sensivelmente com o uso do Air Spear”.

Estrutura do Air Spear sem a carenagem
Estrutura do Air Spear sem a carenagem

O Air Spear é construído em liga de alumínio aeronáutico e pesa 900 gramas e até o presente momento não há previsão de sua produção comercial.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização