12 de junho de 2024

DT Swiss lança cubo e rodas compatíveis com garfo RockShox RS-1

240 RS-1Em março deste ano, a marca líder na fabricação de amortecedores RockShox anunciou o lançamento da suspensão RS-1. Este novo modelo, muito mais rígido e leve que seus concorrentes, exige no entanto a utilização conjunta com um novo tipo de cubo de eixo superdimensionado com 27mm de eixo, denominado Torque Tube Hub.

Devido a isto, usuários da suspensão RS-1 ficaram limitados a uma única opção de marca de rodas e/ou cubos, a SRAM (proprietária da RockShox).

Evidentemente, foi questão de tempo para que outras empresas projetassem cubos compatíveis com a Rockshox RS-1 e a DT Swiss já saiu na frente.

A marca suíça acaba de anunciar o lançamento do cubo dianteiro 240s e das rodas XR 1501XM 1501 Spline One 29er, compatíveis com o amortecedor invertido. O cubo 240s é similar aos demais cubos da série 240, porém com 28 raios do tipo straight pull e flange para uso com rotores de freio de seis parafusos (os demais modelos que utilizam o mesmo tipo de raio são compatíveis com rotores Center Lock).

Os novos cubos dianteiros DT Swiss 240s pesa 178g, 60 gramas a mais que o modelo 240 standard. Seu  preço será de 279 dólares.

DT Swiss XM1501Rodas – Para aqueles que preferem adquirir o jogo completo de rodas, a DT Swiss lançou dois modelos, o XR 1501 e o XM 1501. O modelo XR é a versão indicada para a prática de cross-country e utiliza aros com a largura externa de 24mm (20mm interna) e o peso total declarado pelo fabricante de apenas 1.540g (o par), apenas 20g a mais que o modelo standard aro 29″. As rodas serão vendidas por preços a partir de 1.298 dólares.

Já a verão XM 1501 é dedicada à prática de all mountain, com aros mais largos com 26mm de diâmetro externo (22,5mm interno) e peso total de 1.700kg. O preço do jogo desta nova roda é de 1.339 dólares.

As rodas traseira de ambos os modelos não sofreram alterações em relação aos modelos standard, sendo oferecidas com opção de frehub convencional ou  XD (SRAM de 11 velocidades). Entre os acessórios que vem co as rodas, destaca-se o kit de conversão para tubeless.

Tanto o cubo quanto as rodas estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização