
Quem pedala há algum tempo provavelmente já utilizou algum tipo de amortecedor a base de elastômeros. Trata-se de um polímero com propriedades elásticas que, devido ao seu baixo custo, tornou-se a matéria prima de boa parte dos amortecedores comercializados na década de 1990 e que acabou sendo substituído por sistemas mais eficientes como o das modernas suspensões a ar/óleo.
Embora o elastômero possua grande capacidade de absorção de pequenas irregularidades, sua utilização foi praticamente abandonada nos dias de hoje, já que o elastômetro é extremamente sensível a variações de temperatura, além de perder suas propriedades originais em pouco tempo, devendo ser substituído com frequência.

Por isto mesmo foi com grande surpresa que a notícia de que o fabricante de bicicletas Corratec estaria investindo em um novo e revolucionário (!!!) sistema de amortecimento que mescla o sistema pneumático com a utilização de elastômeros. Volta ao passado? Só o tempo dirá…
Sob a denominação 10HZ, a marca alemã divulgou um de seus novos modelos de bicicleta mountain bike para a próxima temporada, que utiliza um curioso sistema de amortecimento, que faz uso de um elastômero acoplado ao amortecedor traseiro que promete, segundo o fabricante, reduzir as vibrações ao atuar sensivelmente sobre pequenos impactos como em estradas de terra e outros terrenos irregulares, mesmo quando o amortecedor principal não seja capaz de responder adequadamente.

Em fotografias disponibilizadas pelo website Enduro-MTB, tiradas por ocasião da realização da Bike Festival Garda Trentino, é possível constatar que o novo modelo de bicicleta full suspension aro 27.5″ utiliza elastômeros na junção entre o amortecedor traseiro e o tubo superior do quadro da bicicleta.
De acordo com os desenvolvedores do projeto, “o tempo de reação do amortecedor traseiro é muito lento para múltiplos impulsos curtos de médio impacto. O sistema de elastômero utilizado na tecnologia Corratec 10HZ obtém o melhor dos dois mundos: um amortecedor traseiro de alta qualidade combinado com um elastômero”.
O fabricante ainda não divulgou maiores detalhes sobre a tecnologia, como durabilidade média (vida útil) do elastômero, bem como seu lançamento, que não deverá ser antes da próxima edição da Eurobike. Em breve, publicaremos maiores detalhes.
MTB Brasília Seu portal de notícias sobre o mundo da bicicleta