16 de junho de 2024
Foto: Ivan Storti/CBC

Alexandre Manarelli é o novo líder da Volta Ciclística do Paraná

Foto: Ivan Storti/CBC
Foto: Ivan Storti/CBC

Etapa com largada e chegada na cidade de londrina provocou grandes mudanças na classificação geral

Apesar de apresentar o menor percurso desta edição da competição, a segunda etapa da 8ª Volta Ciclística Internacional do Paraná provocou mudanças na classificação geral e despertou momentos de muita disputa. A etapa largou de Londrina, seguiu até Guaravera e retornou para Londrina, percorrendo 79,6 km. Nos primeiros quilômetros percorridos, os atletas da Seleção da Venezuela, que largaram com a liderança individual através do ciclista Honorio Machado, vencedor da primeira etapa, impuseram o ritmo da prova. Depois da primeira metade da prova, as equipes brasileiras mostraram a sua força e assumiram as primeiras colocações com vários ataques consecutivos.

Foto: Ivan Storti/CBC
Foto: Ivan Storti/CBC

Com o grupo compacto na cidade de Guaravera, os atletas começaram a estabelecer as táticas finais em busca da vitória. Faltando cerca de 10 km para a chegada, os ciclistas Patricio Almonacid, Murilo Ferraz, Alexandre Manarelli e Juan Martinez abriram vantagem e aos poucos foram consolidando a liderança.

Nos metros finais, Alexandre Manarelli, que já competiu durante vários anos na Europa e atualmente representa a equipe brasileira Funvic/BrasilInvest, arrancou com um sprint espetacular e não deu chance para os adversários, cruzando a linha de chegada na primeira colocação. Patricio Almonacid (Clos de Pirque) terminou na segunda posição e Murilo Affonso (Ironage/Colner) completou o pódio.

“O percurso foi muito pesado. A competição esta bastante competitiva, reunindo os melhores atletas do Brasil e países vizinhos. Estou muito feliz com a vitória e a liderança. Quero agradecer a minha equipe, por acreditarem no meu trabalho, e dedicar a vitória para minha família que sempre esta me apoiando e incentivando”, destacou Alexandre Manarelli.

Foto: Ivan Storti/CBC
Foto: Ivan Storti/CBC

Após a vitória, Manarelli assumiu a liderança geral da competição e também por pontos, acumulando o tempo de 5h06min01s. O segundo colocado geral é Patricio Almonacid a 11s, seguido por Murilo Affonso a 20s. Já na classificação por equipes, a paulista Funvic/BrasilInvest é a primeira colocada. Entre os atletas com até 23 anos, o venezuelano Honorio Machado assumiu a liderança geral.

O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos, acompanhou a etapa e fez questão de enaltecer o desempenho dos atletas brasileiros: “os atletas fizeram uma grande apresentação. Esta etapa em Londrina é tradição na região e todos os ciclistas gostam desse estilo de percurso. Os brasileiros se saíram muito bem, levando a vitória da etapa e assumindo a classificação geral. Sabemos que não será fácil manter a camiseta de líder devido as fortes equipes que estão participando, mas espero que o título possa ficar no Brasil. Desejo boa sorte a todos”, declarou José Luis Vasconcellos.

A Volta Ciclística Internacional do Paraná tem a organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Todas as informações do evento estão disponíveis no hotsite oficial da prova.

Resultados

Classificação da segunda etapa:

  1. Carlos Alexandre Manarelli (Funvic/BrasilInvest) – 2h01min42s
  2. Patricio Almonacid (Clos de Pirque) – mt
  3. Murilo Ferraz (Ironage/Colner) – a 4s
  4. Juan Tamayo (Funvic/BrasilInvest) – a 17s
  5. Halysson Ferreira (VELO/SEME Rio Claro) – a 19s

Classificação geral após a segunda etapa:

  1. Carlos Alexandre Manarelli (Funvic/BrasilInvest) – 5h06min01s
  2. Patricio Almonacid (Clos de Pirque) – a 11s
  3. Murilo Ferraz (Ironage/Colner) – a 20s
  4. Halysson Ferreira (VELO/SEME Rio Claro) – a 32s
  5. Roberto Pinheiro (Funvic/São José dos Campos) – a 35s

Classificação geral por pontos:

  1. Carlos Alexandre Manarelli (Funvic/BrasilInvest) – 17 pontos
  2. Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – 13 pontos
  3. Patricio Almonacid (Clos de Pirque) – 12 pontos

Classificação geral Sub-23:

  1. Roniel Campos (Seleção da Venezuela) – 3h04min34s
  2. Endrigo Pereira (Memorial/Santos) – a 1s
  3. Isaac Yaguaro (Seleção da Venezuela) – a 2s

Classificação geral por equipes:

  1. Funvic/BrasilInvest – 15h19min29s
  2. Ironage/Colner – a 4s
  3. São Francisco Saúde/Ribeirão Preto – a 1min54s

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização