23 de junho de 2024

Acusação de doping contra Michael Rogers é suspensa

Ciclista australiano poderá retornar imediatamente às competições após a UCI o ter inocentado da acusação de ingestão deliberada de clenbuterol durante a Japan Cup no ano passado

Michael RogersO ciclista australiano Michael Rogers, flagrado no exame antidoping após vencer a Japan Cup em outubro do ano passado, foi hoje oficialmente liberado para retorno às competições pela UCI. De acordo com a entidade, há indícios claros que a presença de clenbuterol no organismo do atleta foi consequência do consumo de carne contaminada”. Rogers havia sido preventivamente suspenso desde que o exame de sua urina havia dado positivo.

De acordo com as regras anti-doping da UCI, Rogers teve a oportunidade de se explicar como a substância poderia ter entrado em seu organismo. Após cuidados análise de seus argumentos e o parecer técnico de especialistas na área, foi comprovada a possibilidade de que a substância encontrada no corpo do ciclista australiano foi decorrente da ingestão de carne contaminada, ocorrida na China, onde Rogers esteve competindo antes de ir para o Japão.

Na época, a UCI determinou a desclassificação imediata de Michael Rogers da Japan Cup, mas agora, com o fim da suspensão, decidiu sancionar o resultado.

Em declaração à imprensa, o ciclista de 34 anos da equipe Tinkoff-Saxo reafirmou sua inocência e demonstrou alívio com a decisão: “A UCI reconheceu que a presença de clenbuterol em meu organismo durante a edição 2013 da Japan Cup deveu-se – como eu sustentei desde sempre – ao consumo de carne contaminada durante minha estadia na China por ocasião do Tour of Beijing”, disse.

“Após análise criteriosa, a UCI confirmou a ausência de culpa ou negligência de minha parte. A decisão da entidade significa que eu posso retornar às competições imediatamente e, graças a isto, irei procurar olhar apenas para a frente, competindo no esporte que eu amo”.

Clembuterol – Utilizado no tratamento de enfermidades respiratórias, o Clembuterol possui efeito broncodilatador. Em pessoas que sofrem desordens respiratórias como asma, é empregado como medicamento para facilitar a respiração. Em uso veterinário é utilizado, devido a seus notáveis efeitos anabolizantes, para acelerar o desenvolvimento do gado.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização