15 de junho de 2024

Fabien Barel sofre grave queda na 1ª etapa da Enduro World Series

Bicampeão mundial de Downhill correu  o sério risco de ficar tetraplégico, ao cair de uma altura de cerca de 10 metros

Fabien Barel logo após a queda - Foto: Canyon Factory Enduro Team
Fabien Barel logo após a queda – Foto: Canyon Factory Enduro Team

O bicampeão mundial de Downhill Fabien Barel machucou-se gravemente durante uma queda de um barranco com cerca de 10 metros de altura durante a primeira largada do primeiro dia da Enduro World Series realizada neste fim de semana no Chile.

Apesar da queda, o francês da equipe Canyon Factory Enduro ainda participou da segunda e terceira largada, terminando o primeiro dia entre os 10 melhores classificados.

No dia seguinte, entretanto, Barel desistiu da prova devido às fortes dores pelo corpo.

Após cerca de cinco horas em um hospital chileno, onde foi submetido a tomografias e radiografias nas regiões da cabeça, pescoço e costas, veio o diagnóstico: múltiplas fraturas nas costelas e a 8ª vértebra cervical fraturada, o que por pouco não comprometeu os nervos da coluna ligados ao movimento das pernas.

O próprio Fabien Barel descreve o acontecido: “No primeiro dia eu já sabia que algumas costelas estavam quebradas, pois eu senti no exato momento da queda. Mas como não havia muito o que fazer naquele momento eu simplesmente aceitei a dor e continuei, achando que nada poderia piorar”.

“Mas no dia seguinte, a dor estava mais centralizada ao longo das vértebras e por esta razão eu resolvi abandonar a prova. Só percebi que a situação era realmente séria quando eu vi as enfermeiras e o médico se aproximarem de mim em pânico. Falando lentamente em espanhol para que eu pudesse compreender, eles me diziam para não me mover, pois eu havia fraturado a 8ª vértebra e corria o risco de ficar tetraplégico”.

“Só após tudo isto acontecer, percebi como forcei a barra, arriscando-me sem medir as consequências. Estou agora imobilizado e pensando como tive sorte, embora esta tenha sido por pouco!”, completa.

Fabien Barel

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização