22 de junho de 2024
Foto: Mark J. Rebilas/USA TODAY Sports

Um novo ponto de vista para o Ciclismo de Estrada

Presidente da UCI sugere que câmeras de ação possam ser utilizadas em competições para mostrar aos telespectadores o ponto de vista dos ciclistas no pelotão

Foto: Mark J. Rebilas/USA TODAY Sports
Foto: Mark J. Rebilas/USA TODAY Sports

Durante a realização da Sport Accord Convention na Turquia, o presidente da UCI, Brian Cookson, disse que, assim como em outros esportes, o Ciclismo poderá vir a utilizar imagens de câmeras de ação instaladas em bicicletas com o intuito de aprimorar a experiência visual do esporte por parte dos telespectadores.

Cookson disse: “Um dos maiores desafios – não apenas para o Ciclismo, mas para a maioria dos esportes – é a necessidade de evolução, sem deixar de ser fiel à essência do esporte. Como utilizar as inovações tecnológicas para deixar o espectador mais comprometido?”

“Uma das formas de aprimorar isto seria a utilização de câmeras de ação nas bicicletas e carros de apoio, de forma a aprimorar a experiência visual em competições”.

GoPro

A Flanders Classics, entidade organizadora de provas como o Tour de Flanders e a Gent-Wevelgem, já utiliza câmeras em seus carros de apoio.

Atualmente, emissoras de TV utilizam imagens e telemetria para transmitir imagens e informações ao vivo para os telespectadores, como é o caso da Formula 1. No ano passado, a o Canal esportivo Euromedia Group deu início a um projeto de utilização de dados em tempo real em ciclistas do pelotão no Criterium du Dauphine. Outros testes, utilizando pequenos transmissores GPS instalados nas bicicletas, foram realizados por ocasião da Paris-Tours, competição de um único dia realizada anualmente em outubro.

Embora os testes tenham sido bem sucedidos, o gerente de desenvolvimento da Euromedia, Bruno Gallais, disse que a tecnologia ainda não deverá ser utilizada este ano: “Ainda está em discussão se a tecnologia será utilizada em provas como o Tour de France. É algo que ainda estamos trabalhando e acreditando, mas precisamos do apoio da UCI para levarmos adiante”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização