19 de junho de 2024
Senador Suplicy e sua bike - Foto: Luiz Alves / Agência Senado

Servidores promovem 1º Bicicletaço do Senado Federal

Bicicletaço

Grupo de servidores da Casa pede a criação de infraestrutura que viabilize a utilização de bicicletas no deslocamento para o trabalho

Um grupo de servidores efetivos, comissionados e terceirizados do Senado Federal estarão deixando seus carros na garagem para irem ao trabalho de bicicleta na próxima segunda-feira (07/04), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

A iniciativa visa sensibilizar a direção da Casa para a necessidade de se construir infraestrutura que viabilize a utilização de bicicletas no deslocamento dessas pessoas para o trabalho, como a instalação de paraciclos, e locais para a troca de roupa e banho. Atualmente, o Congresso Nacional possui apenas dois paraciclos: um instalado na Chapelaria (entrada central) e um no anexo IV da Câmara dos Deputados. Nenhum dos paraciclos citados possui infraestrutura mínima, como local para a troca de roupa, chuveiros e armários. Além disso, os paraciclos atualmente instalados possuem capacidade reduzida (máximo de dez bicicletas).

Senador Suplicy e sua bike - Foto: Luiz Alves / Agência Senado
Senador Suplicy e sua bike – Foto: Luiz Alves / Agência Senado

No ano passado, o senado Edurado Suplicy (PT-SP) solicitou à Mesa do Senado um posicionamento sobre a reivindicação de servidores para instalação de bicicletários e vestiários nas dependências da Casa. O senador paulista argumentou que o pleito de “dezenas de servidores do Senado” é justo, pois o uso de bicicletas “faz bem à saúde e não polui”, além de diminuir o trânsito.

Em resposta a Suplicy, Renan Calheiros determinou que o primeiro secretário da Mesa do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), estude a possibilidade de instalação dos bicicletários o mais rápido possível, providência que até agora não foi tomada.

De acordo com os servidores engajados nesta reivindicação, “é impossível adotar a bicicleta como meio de transporte rotineiro enquanto não houver infraestrutura apropriada para um banho, guardar pertences e deixar a bicicleta em segurança no local de trabalho. Sensibilizar a direção da Casa para isso é o propósito do 1º Bicicletaço do Senado Federal“.

Os servidores pedem ainda que o Senado atualize suas normas administrativas quanto à circulação de ciclistas, com suas bicicletas, equipamentos e trajes próprios, nas dependências do Senado.

O ponto de encontro será no Museu da República, às 7h30 da manhã. Segundo a organização, todos os ciclistas que trabalham na Esplanada dos Ministérios estão convidados para participar.

Agenda:

1º Bicicletaço do Senado Federal

  • Concentração: Às 7h30 do dia 7 de abril de 2014, no Museu da República (Via S1, Eixo Monumental).
  • Saída: Às 7h45, com destino ao Congresso Nacional, utilizando até onde for possível, a ciclovia recém-construída.
  • Percurso: Museu da República, Eixo Monumental via S1, Chapelaria do Congresso Nacional, Garagem do Senado via N2, Portaria principal da área da Gráfica do Senado, Prédio da Secretaria de Recursos Humanos, Estacionamento das bicicletas (grade paralela à via N2, próximo à guarita).

Orientações gerais

  • A organização sugere a utilização de capacete, luvas e iluminação
  • Manter o grupo compacto, pedalando junto, de maneira ordeira e silenciosa
  • No trecho da Chapelaria até a saída para a Via N2, o grupo irá parar para tirar fotos na Chapelaria e na garagem do Senado, sempre em ordem e silêncio
  • O grupo entrará pedalando pela Gráfica, até estacionar as bicicletas na grade da Via N2, próximo à guarita
  • ATENÇÃO: Não há no Senado paraciclos ou segurança para as bicicletas. Considerem esses fatos no planejamento, por isso, levem ao menos uma corrente e cadeado

Maiores informações: 61 9267 6354

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização