21 de fevereiro de 2024

Rock Shox prestes a lançar um novo modelo de suspensão invertida

RS-1

O maior fabricante de amortecedores para bicicletas do mundo, a Rock Shox, deu início a uma série de postagens de fotos nas redes sociais sugerindo que está prestes a anunciar um novo e revolucionário modelo de amortecedor dianteiro, a ser lançado em comemoração aos seus 25 anos no mercado.

RS-1

Até o presente momento se desconhece se a nova suspensão RockShox RS-1 (o mesmo nome do primeiro amortecedor da marca, lançado em 1989) será uma nova e renovada versão do mítico amortecedor de mountain bike criada por Paul Turner e Steve Simons em 1989 ou se tratará de um modelo para outra modalidade de ciclismo, como o ciclocross ou  fat bikes. A única certeza até agora é que a mesma apresenta um design totalmente novo de suspensão invertida, possivelmente confeccionada em fibra de carbono e compatível com freios a disco.

RS-1

Aparentemente, o novo amortecedor possui uma coroa montada sobre uma espiga cônica em fibra de carbono, com o intuito de manter o conjunto leve e rígido. Nas fotos divulgadas pelo fabricante, vê-se claramente uma calha na perna direita para o cabo de acionamento remoto da trava. Na parte inferior da suspensão, provavelmente serão instaladas a válvula de ar, o dial de ajuste de retorno e a gancheira para blocagem QR15.

Em breve postaremos maiores informações sobre a novidade.

RS-1

Histórico – Em 1989, Paul Turner e Steve Simons desenvolveram o primeiro amortecedor para bicicletas de mountain bike do mundo, a RockShox RS-1. O modelo original possuía apenas 49mm de curso (as atuais suspensões para cross-country tem, entre 80 a 100mm) e revolucionou nosso esporte. Greg Herbold utilizou o modelo para vencer o primeiro Campeonato Mundial de Downhill em 1990, e a lenda do Cross-Country Ned Overend levou o título do mundial de XC no mesmo ano, também com uma bicicleta equipada com a RS-1.

RS-1

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização