20 de junho de 2024

Americano cria sensor que monitora o limiar de lactato em ciclistas

Sensor utiliza o protocolo de dados ANT+ para transmitir para GPS da Garmin ou smartphones informações em tempo real sobre a recuperação muscular do atleta

O médico norte-americano Dustin Freckleton, especializado em fisiologia esportiva,  está trabalhando em uma nova tecnologia que permite monitorar os índices de recuperação muscular de atletas através da medição em tempo real do limiar de lactato. Como resultado de seus estudos, foi criado um novo sensor, denominado BSX Insight, compatível com ciclocomputadores da marca Garmin e similares.

BSX Insight

Montado em um tubo de tecido elástico que comprime a perna do atleta, o BSX Insight monitora em tempo real o limiar do lactato por meio de um sensor luminoso diretamente apontado para a panturrilha. “A luz interage de forma diferente conforme o tipo de tecido corporal,” diz Freckleton. “em algumas regiões a luz é refletida, em outras, absorvida. Baseado nesta interação de absorção e distorção, é possível determinar o que está acontecendo no interior da musculatura”.

BSX

O BSX Insight transmite as informações via ANT+ ou Bluetooth para ciclocomputadores da marca Garmin ou smartphones compatíveis. Os dados são gravados pelo em tempo real enquanto o atleta treina em sua bike. Após o treino, o usuário pode fazer o upload do arquivo TCX gerado pelo Garmin para o website da BSX, onde poderá analisar os dados de nível de lactato em relação à cadência, monitoramento cardíaco etc.

BSX Insight

Atualmente, vários modelos de ciclocomputadores e relógios esportivos oferecem dados de monitoramento cardíaco e zonas de treino baseados em estimativas do limiar do lactato. Entretanto, até o momento, medidas mais precisas só podiam ser realizadas em ambientes médicos ou em training centers. “A maior parte das ferramentas de treino disponíveis para ciclistas ou corredores produzem informações baseadas em estatísticas. Com o BSX Insight é possível obter informações em tempo real com a máxima precisão”, diz Freckleton.

Embora atualmente nenhum modelo da Garmin possua informações em suas telas mostrando informações sobre o limiar do lactato, por utilizar o protocolo de transmissão de dados ANT+, bastaria uma atualização do software para passar a mostrá-las. Atualmente, para ter acesso aos dados é necessário exportar o arquivo TCX do Garmin e fazer o upload do mesmo para o website da BSX.

De acordo com o fabricante, as primeiras unidades estarão disponíveis para a venda a partir do fim deste ano, ao preço de 329 dólares.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização