23 de junho de 2024

Designer cria quadros exclusivos de bicicletas com madeiras nobres

Bicicletas com quadros que utilizam madeira como matéria-prima não são nenhuma novidade. Mas as bicicletas que o designer californiano Mike Pecsok está desenvolvendo através de sua empresa Grainworks ultrapassa tudo que já vimos em termos de qualidade, acabamento e luxo.

Utilizando madeiras nobres como mogno africano, nogueira, cavalho e laminado de bétula, cada quadro da bicicleta AnalogOne.One é construído para ser uma peça única e customizada para seu feliz proprietário. O comprador do modelo pode escolher, além do tamanho correto para sua altura, qual o tipo de combinação de madeiras na confecção do quadro.

AnalogOne.OneO quadro é construído em duas seções. A principal ou triângulo principal, onde ficam os tubos superior, inferior e do selim é composto por nove camadas de madeira laminada. Tanto o tubo superior quanto o do selim são ocos, permitindo assim o roteamento interno dos cabos de transmissão e freios.

A sessão secundária ou triângulo traseiro, é composta pelos chainstays e seatstays é feita com 33 camadas de madeira laminada, que são coladas umas as outras com adesivo epóxi da WestSystem, de extremamente resistência e durabilidade.

Uma vez prontas, as duas sessões são unidas por parafusos e recebem um acabamento encerado de belo aspecto visual.

AnalogOne.OneA AnalogOne.One é oferecida em sua configuração base com pedivela Race Face, garfo rígido e guidão Niner, freios Avid 7 e rodas Azonic com pneus Schwalbe Big Apple. A transmissão, da Gates CDX, utiliza correia dentada no lugar da tradicional corrente.

Com esta configuração, a bicicleta fica com o peso total de 12,7kg e o preço final de 5 mil dólares. O fabricante permite, além da configuração base, a total customização da bicicleta, que pode ser montada com peças e componentes de acordo com o desejo – e o bolso – do comprador.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização