23 de junho de 2024

UCI recomenda não consumir carne na China e no México

Clembuterol

Entidade suspeita que carne bovina oriunda da China e do México poderiam estar contaminadas por Clembuterol, substância proibida por seus efeitos anabolizantes

A União Ciclística Internacional – UCI, órgão máximo do ciclismo profissional, divulgou um comunicado recomendando aos ciclistas profissionais que evitem a ingestão de carne proveniente da China e México devido a uma possível “contaminação com clembuterol“. A advertência foi repassada a todas as federações nacionais  e equipes profissionais.

O motivo desta iniciativa teria sido os recentes resultados positivos de testes anti-dopping nos ciclistas Michael Rogers, da equipe Tinkoff Saxo, e Jonathan Breyne, da Crelan-Euphony. No comunicado, assinado por Brian Cookson, presidente da UCI, informa que o clembuterol é um agente anabólico proibido pela World Antidoping Agency – WADA.

ClembuterolSegundo a WADA, existe uma possibilidade real de resultados positivos em testes de dopping nestes dois países, onde estiveram competindo recentemente Rogers e Breyne. O primeiro participou da Japan Cup, dias após ter competido o Tour de Beijing na China. Já Jonathan Breyne foi flagrado no anti-dopping durante o Tour de Taihu, também na China.

“Existe o risco que atletas que consumam carne contaminada com clembuterol possam ter resultados positivos. A WADA detectou este problema especificamente na China e no México,” diz a UCI. “Como consequência disto, os atletas que estão sob nossa supervisão no Centro Mundial de Ciclismo (World Cycling Center) na Suíça já foram avisados para não consumirem carne nestes países.”

A UCI informa ainda que não ha evidências de carne com clembuterol em outros países centro e sul-americanos e afirma que já há muitos casos comprovados provenientes da China e do México e não apenas no ciclismo.

Clembuterol – Utilizado no tratamento de enfermidades respiratórias, o Clembuterol possui efeito broncodilatador. Em pessoas que sofrem desordens respiratórias como asma, é empregado como medicamento para facilitar a respiração. Em uso veterinário é utilizado, devido a seus notáveis efeitos anabolizantes, para acelerar o desenvolvimento do gado.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização