12 de junho de 2024

eDL 132, a bicicleta elétrica conceitual da Peugeot

O caminho para um mobilidade urbana sustentável e com respeito ao meio ambiente está cada vez mais próximo, graças aos avanços tecnológicos. Um dos exemplos é esta bicicleta conceitual criada por Benjamin Goudout e Sebastien Floutier, do laboratório de design da Peugeot.

A eDL 132 Concept Bike nos oferece uma visão prévia do que serão (assim esperamos) as futuras bicicletas eléctricas para deslocamento urbano, pelo menos sob o ponto de vista da montadora francesa.

A bicicleta elétrica conceitual da Peugeot possui alto rendimento por ser leve, rápida e potente, desenhada em um estilo único para demonstrar que em um futuro muito próximo, este tipo de transporte poderá ser, além de útil, atraente.

Peugeot eDL 132 Concept Bike

Os desenvolvedores do projeto criaram a eDL 132 Concept Bike a partir de um quadro de fibra de carbono com motor elétrico e bateria integrados no interior do mesmo. A transmissão escolhida foi a Shimano Alfine Di2, que utiliza correia dentada ao invés da tradicional corrente, uma tendência em novos projetos de bikes elétricas para uso urbano. Para deter essa fera, foram utilizados freios a disco hidráulicos da Shimano. Rodas 700c da mesma marca, com pneus Schwalbe Kojac completam a configuração.

Peugeot eDL 132 Concept Bike

Obviamente não faltam aqui a obrigatória iluminação de segurança, com faróis de LEDs integrados sob o selim deste protótipo, para proporcionar a visibilidade necessária nos trajetos urbanos. Todo o cabeamento das marchas e freios é roteado internamente ao quadro, para oferecer um design clean.

Embora até o presente momento este projeto seja apenas um exercício de design, não há a menor dúvida que daqui há alguns anos poderemos ver modelos muito similares rodando por nossas ruas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização